Repository logo
 
Publication

Escucha Activa en el Proceso de Resocialización en un Hogar Residencial con Jóvenes en Exclusión Social

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGranja, Berta
dc.contributor.authorSánchez, Lilliam
dc.date.accessioned2020-02-13T11:24:48Z
dc.date.available2020-02-13T11:24:48Z
dc.date.issued2019-12
dc.date.submitted2019-11
dc.description.abstractO estágio foi uma experiência que permitiu estabelecer uma estreita relação com a realidade, neste caso, com adolescentes em risco de exclusão social num Lar de acolhimento residencial. Este é um relatório que mostra a possibilidade de participar numa engrenagem em que o objetivo foi oferecer ou construir ferramentas que esses jovens pudessem usar para repensar as suas vidas e viver uma ressocialização. A minha abordagem aos rapazes foi assente no interesse e escuta ativa a fim de construir relacionamentos baseados na confiança. Foi a mesma estratégia usada com os técnicos e educadores. O exposto acima visou formar uma equipa de trabalho com aqueles que já estavam imersos nessa realidade e que já, nas suas próprias trincheiras, se ofereciam como figuras de referência (conscientes ou não). O objetivo comum era conter e promover uma mudança significativa nesses adolescentes que pudesse ser sustentada ao longo do tempo. Este trabalho destaca o desafio de ser paciente para poder tecer relações de confiança e fazer apostas sustentadas no desejo genuíno de ajudar e trabalhar em conjunto, para consolidar uma estrutura capaz de apoiar esses rapazes em momentos de mudança.pt_PT
dc.description.abstractThis professional practice was an experience that allowed me to take a closer look at what adolescents at risk of social exclusion- hosted in a foster care residential home- go through every day. Their true reality captured on the spot. This report shows my work with them, where I intended to teach them different strategies that would help them rebuild their lives and be reunited with society. In my approach, I tried to show honest interest in their questions, doubts and situations while trying to practice active listening to build relationships based on trust. I used the same strategy with professionals and educators working at the health center, to build team work and a close work relationships which are both key to success in this environment. Some of the people working there were already invested and acting as key figures to these teenagers, for reaching personal growth and wellbeing. Our objective was to support and foster change in a way that could have a positive impact in their lives. This work emphasizes the challenge of (re) building relationships based on trust and how that takes time, patience and hard work from both parties involved.pt_PT
dc.identifier.tid202403173
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31367
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFiguras de referênciapt_PT
dc.subjectEscuta ativapt_PT
dc.subjectRessocializaçãopt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectTransformaçãopt_PT
dc.titleEscucha Activa en el Proceso de Resocialización en un Hogar Residencial con Jóvenes en Exclusión Socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Serviço Social do Porto

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Lilliam Sanchez.pdf
Size:
980.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Escucha Activa en el Proceso de Resocialización en un Hogar Residencial con Jóvenes en Exclusión Social
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: