Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.61 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A criação de um negócio exige considerar o maior número possível de fatores que podem
vir a condicionar a sua sustentabilidade económica e financeira, e quando se trata de um
negócio num setor recente, como ocorre com a mobilidade elétrica, essa ponderação é
ainda mais crucial. O presente trabalho tem como objetivo analisar se um negócio
associado à mobilidade elétrica é ou não viável, e se sim, em que condições e conjuntura.
Para concretizar essa análise, foram considerados vários fatores e pressupostos, tendo
como propósito verificar a rentabilidade do negócio, no sentido de avaliar se os resultados
associados ao projeto de investimento são positivos, e se é possível ou não recuperar o
montante investido. Numa primeira fase, foi justificado o porquê de um negócio
associado à mobilidade elétrica ser uma necessidade para a sociedade. Após essa
justificação, efetuou-se uma análise de empresas já estabelecidas no mercado, tendo sido
selecionadas para aprofundamento duas empresas que, embora ambas desenvolvam
negócio na mobilidade elétrica, a sua forma de atuação é bastante distinta da que se
pretende neste plano de negócio.
Com base nas ilações extraídas, passou-se à análise da viabilidade económico-financeira
do negócio que se propõe desenvolver, a qual assenta num conjunto de condições e
pressupostos para o crescimento do mercado (otimista, pessimista e regular), procurando se verificar-se, em cada um desses cenários, se os resultados do negócio são positivos e
se asseguram a remuneração desejada do capital investido.
Concluiu-se que o negócio associado à mobilidade elétrica é viável na projeção de
mercado otimista e regular, revelando-se um negócio lucrativo e com tendência de
crescimento exponencial. Entre os fatores que mais influenciaram a viabilidade do
negócio destacam-se o menor investimento inicial, a prospeção dos veículos elétricos
como alternativa aos veículos convencionais e a aceitação do público.
Description
Keywords
Empreendedorismo Mobilidade elétrica Postos de carregamento Sustentabilidade Veículos elétricos