Publication
A matemática na sala dos 4 anos
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Ribeiro, Maria | |
| dc.contributor.author | Santos, Maria | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-05T10:09:59Z | |
| dc.date.available | 2016-04-05T10:09:59Z | |
| dc.date.issued | 2015-10-02 | |
| dc.description.abstract | Este documento centra-se na observação da aprendizagem da Matemática no Pré-escolar, sendo que é um domínio imprescindível para a educação, quotidiano e vida futura das crianças, em que o principal objectivo é estimular e desenvolver a capacidade de utilizar a matemática para comunicar, para raciocinar, analisar e resolver problemas explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do número. Neste documento é feita uma abordagem teórica sobre quais os conteúdos matemáticos a abordar no jardim-de-infância, como se podem trabalhar a matemática numa sala de quatro anos e qual o valor do trabalho de projecto na integração da matemática com as outras áreas de conteúdo. São expostas actividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica no Jardim-de-infância em que se observa e se reflecte sobre o objecto em estudo que se consubstancia no trabalho sobre a matemática numa sala de 4 anos. A abordagem metodológica deste estudo é de cariz qualitativo tendo tido como método de recolha de dados a observação participante registados quer sobre a forma de notas de campo quer de explanação das actividades desenvolvidas. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201070626 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12882 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Jardim-de-infância | pt_PT |
| dc.subject | Matemática | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho de projecto | pt_PT |
| dc.title | A matemática na sala dos 4 anos | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
