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- Sistema Modular para uma Habitação Evolutiva a Custos ControladosPublication . Fernandes, Alexandre; Cannatà, MicheleO âmbito desta investigação prende-se com a necessidade de investigação acerca do uso de sistemas modulares como estratégia para a conceção de habitação evolutiva no sentido de responder às necessidades de construção a custos controlados. Neste sentido, analisa se o programa/projeto evolutivo tendo em consideração os agentes intervenientes num processo desta natureza e as eventuais condicionantes que possam restringir o seu desenvolvimento. O papel do arquiteto é de um mediador entre as diferentes entidades envolventes num projeto evolutivo. Através da análise, dos casos de estudo do Bairro da Malagueira e a Quinta Monroy do Elemental, procurou se perceber como se desenvolveram as fases do projecto evolutivo, as vantagens confirmadas das transformações das habitações e as implicações que estes casos sofreram ao longo do tempo. A habitação evolutiva é um programa que se adapta de forma positiva não só ao problema da carência habitacional, já que possibilita a partilha de responsabilidade (arquiteto/promotor/construtor/usuário), e assume um projeto faseado, facilitando todo o processo que envolve este tipo de construção, não só burocrático, mas também (e principalmente) económico.
- Eficácia na organização-escola:Publication . Pinto, Rita; Dores, Maria AugustaO nosso estudo realizou-se no âmbito da dissertação do Mestrado em Administração e Gestão Escolar. A relação entre os indicadores de uma escola eficaz, a liderança e as estratégias utilizadas sempre nos mereceu uma certa preocupação, o que nos levou a escolher como tema do nosso estudo a eficácia da organização-escola. O objetivo deste estudo foi identificar a perceção dos líderes do Agrupamento A sobre indicadores de eficácia e estratégias utilizadas. Para alcançar este objetivo, adotámos uma metodologia de investigação qualitativa, consubstanciada num estudo de caso. O objeto do nosso estudo foi um Agrupamento de Escolas do ensino público. A nossa amostra foi constituída por alguns elementos da gestão de topo e da gestão intermédia desse agrupamento. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, e a entrevista a membros da gestão de topo e da gestão intermédia. Os instrumentos construídos foram o guião das entrevistas, a grelha de análise de conteúdo das entrevistas e a grelha de análise global das entrevistas. Através da análise dos resultados, e tendo por base a fundamentação teórica e a nossa perspetiva, identificámos, no caso estudado e através da perceção de elementos da gestão, indicadores de eficácia e estratégias utilizadas na eficácia da escola.
- Atividades de Expressão Musical em CrechePublication . Marques, Hulda; Moreira, Cecília
- A matemática na sala dos 4 anosPublication . Santos, Maria; Ribeiro, MariaEste documento centra-se na observação da aprendizagem da Matemática no Pré-escolar, sendo que é um domínio imprescindível para a educação, quotidiano e vida futura das crianças, em que o principal objectivo é estimular e desenvolver a capacidade de utilizar a matemática para comunicar, para raciocinar, analisar e resolver problemas explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do número. Neste documento é feita uma abordagem teórica sobre quais os conteúdos matemáticos a abordar no jardim-de-infância, como se podem trabalhar a matemática numa sala de quatro anos e qual o valor do trabalho de projecto na integração da matemática com as outras áreas de conteúdo. São expostas actividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica no Jardim-de-infância em que se observa e se reflecte sobre o objecto em estudo que se consubstancia no trabalho sobre a matemática numa sala de 4 anos. A abordagem metodológica deste estudo é de cariz qualitativo tendo tido como método de recolha de dados a observação participante registados quer sobre a forma de notas de campo quer de explanação das actividades desenvolvidas.