Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
714.83 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O nosso estudo realizou-se no âmbito da dissertação do Mestrado em
Administração e Gestão Escolar. A relação entre os indicadores de uma escola eficaz, a
liderança e as estratégias utilizadas sempre nos mereceu uma certa preocupação, o que
nos levou a escolher como tema do nosso estudo a eficácia da organização-escola. O
objetivo deste estudo foi identificar a perceção dos líderes do Agrupamento A sobre
indicadores de eficácia e estratégias utilizadas. Para alcançar este objetivo, adotámos uma
metodologia de investigação qualitativa, consubstanciada num estudo de caso. O objeto
do nosso estudo foi um Agrupamento de Escolas do ensino público. A nossa amostra foi
constituída por alguns elementos da gestão de topo e da gestão intermédia desse
agrupamento. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, e a
entrevista a membros da gestão de topo e da gestão intermédia. Os instrumentos
construídos foram o guião das entrevistas, a grelha de análise de conteúdo das entrevistas
e a grelha de análise global das entrevistas. Através da análise dos resultados, e tendo por
base a fundamentação teórica e a nossa perspetiva, identificámos, no caso estudado e
através da perceção de elementos da gestão, indicadores de eficácia e estratégias
utilizadas na eficácia da escola.
Description
Keywords
Escola como organização Liderança Escola eficaz