Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1022.82 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este documento centra-se na observação da aprendizagem da Matemática no
Pré-escolar, sendo que é um domínio imprescindível para a educação, quotidiano e vida
futura das crianças, em que o principal objectivo é estimular e desenvolver a capacidade
de utilizar a matemática para comunicar, para raciocinar, analisar e resolver problemas
explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do
número.
Neste documento é feita uma abordagem teórica sobre quais os conteúdos
matemáticos a abordar no jardim-de-infância, como se podem trabalhar a matemática
numa sala de quatro anos e qual o valor do trabalho de projecto na integração da
matemática com as outras áreas de conteúdo. São expostas actividades desenvolvidas ao
longo da prática pedagógica no Jardim-de-infância em que se observa e se reflecte sobre
o objecto em estudo que se consubstancia no trabalho sobre a matemática numa sala de
4 anos.
A abordagem metodológica deste estudo é de cariz qualitativo tendo tido como
método de recolha de dados a observação participante registados quer sobre a forma de
notas de campo quer de explanação das actividades desenvolvidas.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Jardim-de-infância Matemática Trabalho de projecto