Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educacao_poder_ordem.pdf203.58 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Centrado na Escola do Magistério Primário de Coimbra (EMPC), entre 1942 e 1974, constitui um recorte de uma investigação mais vasta sobre as instituições públicas de formação de professores do ensino primário, em Coimbra, nos séculos XX e XXI. As fontes mobilizadas foram o arquivo, a memória e o museu onde analisámos dimensões das áreas pedagógica e didática, bem como sociocultural. A partir da triangulação de dados construímos uma interpretação do modelo pedagógico da EMPC, polarizado nos conceitos de educação, poder e ordem, tendo como pano de fundo a relação dialética entre a norma e as práticas sociais

Description

Keywords

Formação de professores Escola do Magistério Primário Estado Novo Teacher Training Teachers Training School New State

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Federal de Mato Grosso

CC License

Altmetrics