Publication
Educação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores
| dc.contributor.author | Mota, Luís | |
| dc.contributor.author | Ferreira, António | |
| dc.date.accessioned | 2023-09-15T15:30:50Z | |
| dc.date.available | 2023-09-15T15:30:50Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | Centrado na Escola do Magistério Primário de Coimbra (EMPC), entre 1942 e 1974, constitui um recorte de uma investigação mais vasta sobre as instituições públicas de formação de professores do ensino primário, em Coimbra, nos séculos XX e XXI. As fontes mobilizadas foram o arquivo, a memória e o museu onde analisámos dimensões das áreas pedagógica e didática, bem como sociocultural. A partir da triangulação de dados construímos uma interpretação do modelo pedagógico da EMPC, polarizado nos conceitos de educação, poder e ordem, tendo como pano de fundo a relação dialética entre a norma e as práticas sociais | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.doi | 10.29286/rep.v27i66.7066 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46550 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_PT |
| dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
| dc.subject | Escola do Magistério Primário | pt_PT |
| dc.subject | Estado Novo | pt_PT |
| dc.subject | Teacher Training | pt_PT |
| dc.subject | Teachers Training School | pt_PT |
| dc.subject | New State | pt_PT |
| dc.title | Educação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores | pt_PT |
| dc.title.alternative | Education, power and order: politics and daily life in a teacher training school | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Cuiabá | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 901 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 66 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 883 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista de Educação Pública | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 27 | pt_PT |
| person.familyName | Mota | |
| person.familyName | Ferreira | |
| person.givenName | Luís | |
| person.givenName | António | |
| person.identifier | 0000000108911835 | |
| person.identifier.ciencia-id | 8D1F-B574-3B13 | |
| person.identifier.ciencia-id | C21F-6609-DCEB | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4014-9590 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3281-6819 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 55570290100 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 56909322500 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | cea0141b-e961-479e-8565-b9ec58079618 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 2e59425f-53ab-430f-919f-6b22a66dcc69 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2e59425f-53ab-430f-919f-6b22a66dcc69 |
