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Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste estudo foi conhecer os índices de empregabilidade e satisfação com a formação numa Instituição de Ensino Superior (IES) numa amostra constituída por 1693 diplomados,
com uma média de 29,05 anos de idade (Dp7,67). A análise estatística foi efetuada através do
Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 para Windows. Verificou-se que,
72.7% dos diplomados se encontram empregados, a obtenção desse emprego dá-se na maioria
(82,9%) até um ao após a conclusão dos estudos e o emprego é maioritariamente (80.9%) na área
de formação, sendo que dos que encontravam empregados à data de conclusão dos seus estudos,
a maioria (64.6%) não mudou ainda de emprego. Quanto à situação contratual atual dos diplomados que se encontram empregados, 55.7% como trabalhadores por conta de outrem. No que concerne à necessidade de formação complementar à formação académica, 55.1% do total dos inquiridos referem ter sentido necessidade, mas apenas para progressão na carreira. Quanto à avaliação
que os diplomados fazem à sua formação recebida, pela IES no que diz respeito à da adequação da
formação obtida no curso que frequentaram para o exercício de funções profissionais na área,
salienta-se que a maioria (86.3%) pontuam de “adequada a totalmente adequada”. A maioria dos
diplomados (92.3%), considera os conteúdos teóricos e a importância dos mesmos para a prática
profissional de “relevante” a “extremamente relevante”, 86.1% quanto à avaliação dos métodos de
ensino utilizados, quanto à avaliação da atualização dos programas curriculares pontuam nos
87.4%, e 88.4% quanto ao estágio curricular. No que concerne à satisfação global com o curso,
81% dos diplomados inquiridos consideram-se de “satisfeito” a “totalmente satisfeito” relativamente ao curso que frequentaram na IES.
Description
Keywords
empregabilidade satisfação com a formação ensino superior diplomados employability satisfaction with training higher education graduates