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Empregabilidade e satisfação dos diplomados de uma instituição de ensino superior: indicadores preliminares
dc.contributor.author | Brito Costa, Sónia | |
dc.contributor.author | Da Silva Antunes, Rui Jorge | |
dc.contributor.author | Maldonado Briegas, Juan José | |
dc.date.accessioned | 2023-11-02T16:48:46Z | |
dc.date.available | 2023-11-02T16:48:46Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi conhecer os índices de empregabilidade e satisfação com a formação numa Instituição de Ensino Superior (IES) numa amostra constituída por 1693 diplomados, com uma média de 29,05 anos de idade (Dp7,67). A análise estatística foi efetuada através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 para Windows. Verificou-se que, 72.7% dos diplomados se encontram empregados, a obtenção desse emprego dá-se na maioria (82,9%) até um ao após a conclusão dos estudos e o emprego é maioritariamente (80.9%) na área de formação, sendo que dos que encontravam empregados à data de conclusão dos seus estudos, a maioria (64.6%) não mudou ainda de emprego. Quanto à situação contratual atual dos diplomados que se encontram empregados, 55.7% como trabalhadores por conta de outrem. No que concerne à necessidade de formação complementar à formação académica, 55.1% do total dos inquiridos referem ter sentido necessidade, mas apenas para progressão na carreira. Quanto à avaliação que os diplomados fazem à sua formação recebida, pela IES no que diz respeito à da adequação da formação obtida no curso que frequentaram para o exercício de funções profissionais na área, salienta-se que a maioria (86.3%) pontuam de “adequada a totalmente adequada”. A maioria dos diplomados (92.3%), considera os conteúdos teóricos e a importância dos mesmos para a prática profissional de “relevante” a “extremamente relevante”, 86.1% quanto à avaliação dos métodos de ensino utilizados, quanto à avaliação da atualização dos programas curriculares pontuam nos 87.4%, e 88.4% quanto ao estágio curricular. No que concerne à satisfação global com o curso, 81% dos diplomados inquiridos consideram-se de “satisfeito” a “totalmente satisfeito” relativamente ao curso que frequentaram na IES. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.17060/ijodaep.2018.n2.v1.1359 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47775 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia y de la Adolescencia, Mayores y Discapacidad - INFA | pt_PT |
dc.subject | empregabilidade | pt_PT |
dc.subject | satisfação com a formação | pt_PT |
dc.subject | ensino superior | pt_PT |
dc.subject | diplomados | pt_PT |
dc.subject | employability | pt_PT |
dc.subject | satisfaction with training | pt_PT |
dc.subject | higher education | pt_PT |
dc.subject | graduates | pt_PT |
dc.title | Empregabilidade e satisfação dos diplomados de uma instituição de ensino superior: indicadores preliminares | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Badajoz | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 201 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 191 | pt_PT |
oaire.citation.title | International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | da Silva Antunes | |
person.givenName | Rui Jorge | |
person.identifier.ciencia-id | AC10-7C92-B82D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2998-7326 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57734886900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 11548387-e18d-4e50-8523-71c9578ff083 | |
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