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Calibração do modelo numérico da ponte ferroviária do Côa
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Costa, Cristina Margarida Rodrigues | |
dc.contributor.author | Oliveira, César Luís Soares de | |
dc.date.accessioned | 2016-03-18T10:55:54Z | |
dc.date.available | 2016-03-18T10:55:54Z | |
dc.date.issued | 2015-09 | |
dc.date.submitted | 2016-03 | |
dc.description.abstract | O estudo de construções existentes recorrendo a técnicas de modelação numérica, com base no método dos elementos finitos (MEF) para análise do comportamento estrutural foi o motivo da realização deste trabalho. Trata-se de um estudo essencialmente académico que visa a análise da resposta estrutural da ponte ferroviária do Côa sob ação do peso próprio e de cargas ferroviárias estaticamente distribuídas pelo tabuleiro utilizando modelos numéricos 2D e 3D calibrados tendo por base os resultados numéricos e os ensaios dinâmicos de vibração ambiental. O estudo iniciou-se com a consulta dos documentos históricos, nomeadamente o projeto, o caderno de encargos e o processo de correspondência da obra com vista ao conhecimento dos componentes da estrutura da ponte e a respetiva geometria. Na fase seguinte procedeu-se à criação de um modelo numérico 3D de um pilar da ponte, discretizado por macro-elementos homogéneos equivalente para, com base nas técnicas de modelação numérica, calcular os parâmetros dos materiais e utilizá-los nos modelos numéricos (2D e 3D) da ponte. Os resultados obtidos foram usados no modelo numérico 2D da ponte, o qual foi calibrado tendo por base o modelo numérico 3D simplificado, construído em trabalhos precedentes, e os resultados experimentais (Costa, et al, 2013). Finalmente foi efetuada a análise da resposta estrutural da ponte sob ação do peso próprio e de cargas ferroviárias estáticas utilizando os modelos numéricos de elementos finitos 2D e 3D, considerando o comportamento dos materiais em regime linear elástico. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201823322 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12563 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Pontes em arco de alvenaria | pt_PT |
dc.subject | Alvenaria de pedra | pt_PT |
dc.subject | Modelação numérica | pt_PT |
dc.subject | Calibração | pt_PT |
dc.title | Calibração do modelo numérico da ponte ferroviária do Côa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
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