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Authors
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Abstract(s)
O estudo de construções existentes recorrendo a técnicas de modelação numérica,
com base no método dos elementos finitos (MEF) para análise do comportamento estrutural
foi o motivo da realização deste trabalho.
Trata-se de um estudo essencialmente académico que visa a análise da resposta
estrutural da ponte ferroviária do Côa sob ação do peso próprio e de cargas ferroviárias
estaticamente distribuídas pelo tabuleiro utilizando modelos numéricos 2D e 3D calibrados
tendo por base os resultados numéricos e os ensaios dinâmicos de vibração ambiental.
O estudo iniciou-se com a consulta dos documentos históricos, nomeadamente o
projeto, o caderno de encargos e o processo de correspondência da obra com vista ao
conhecimento dos componentes da estrutura da ponte e a respetiva geometria.
Na fase seguinte procedeu-se à criação de um modelo numérico 3D de um pilar da
ponte, discretizado por macro-elementos homogéneos equivalente para, com base nas
técnicas de modelação numérica, calcular os parâmetros dos materiais e utilizá-los nos
modelos numéricos (2D e 3D) da ponte.
Os resultados obtidos foram usados no modelo numérico 2D da ponte, o qual foi
calibrado tendo por base o modelo numérico 3D simplificado, construído em trabalhos
precedentes, e os resultados experimentais (Costa, et al, 2013).
Finalmente foi efetuada a análise da resposta estrutural da ponte sob ação do peso
próprio e de cargas ferroviárias estáticas utilizando os modelos numéricos de elementos
finitos 2D e 3D, considerando o comportamento dos materiais em regime linear elástico.
Description
Keywords
Pontes em arco de alvenaria Alvenaria de pedra Modelação numérica Calibração