Repository logo
 
Publication

GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO DESAFIO ESCOLAR: A realidade da Gestão Escolar Democrática no Ensino Fundamental de Santo Antônio dos Lopes - Maranhão-Brasil

dc.contributor.authorSilva, Ramon Gomes
dc.date.accessioned2021-07-23T11:06:44Z
dc.date.available2021-07-23T11:06:44Z
dc.date.issued2021-06-24
dc.description.abstractA dissertação buscou desenvolver uma pesquisa voltada para análise das escolas públicas, frente às reformas que desenvolveram-se diante da educação nacional. Deste modo tomou-se como parâmetro de estudo as questões da gestão democrática realizada na rede pública municipal de Santo Antônio dos Lopes no Estado do Maranhão – Brasil. Onde buscou-se entender todo o contexto das determinantes sociais, políticas e econômicas que envolve a gestão escolar e assim buscar através de uma pesquisa exploratória e qualitativa avaliar os fundamentos legais, os desafios impostos para que a gestão democrática possa se concretizar e também verificar as pespectativas que permeiam as escolas públicas com essa prática. Com isso, foi necessário realizar um estudo mais cauteloso e voltado para ciêntificidade, buscando acompanhar as ações das escolas conforme normas governamentais. Diante deste contexto e através das informações levantadas pela pesquisa, constatou-se uma realidade ligada ao gestor escolar das escolas, pois estão diante de um grande desafio para realizar a democracia desejada. Onde em primeiro lugar, estão direcionados a fazer acontecer a prática da democracia exigida pelos documentos oficiais e segundo fazer que isso aconteça com o apoio do seu corpo docente e a participação efetiva da equipe da comunidade escolar. Com isso, os gestores são levados a ficar de frente aos desafios, um agente que leva a motivação e a tranformação para a construção de uma nova escola, envolvente, solidária e o mais importante, capaz de realizar a democracia de forma consciente. Assim constatou-se que o gestor escolar, não poderá de forma eficaz, realizar as deliberações necessárias hà escola sem a utilização de toda a sua equipe, e desta forma, constitui-se um desafio constante fazer a integração o envolvimento da comunidade escolar com as ações estratégicas contidas no seu Plano Pedagógico. Deste modo, percebe-se nas conclusões finais que as principais dificuldades que são vivenciadas pela escola, estão voltadas para a sinergia e o envolvimento da sua equipe escolar. Os fatos nas estrevistas mostram que muitos dos profissionais atuantes na escola não possuem motivações necessárias e não acreditam que possa ser implantado uma gestão democrátiva de verdade nas escolas do município.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202746542
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37189
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectgestão escolarpt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectsistema educativopt_PT
dc.titleGESTÃO DEMOCRÁTICA COMO DESAFIO ESCOLAR: A realidade da Gestão Escolar Democrática no Ensino Fundamental de Santo Antônio dos Lopes - Maranhão-Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
05. DISSERTAÇÃO_CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO_RAMON GOMES.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format