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GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO DESAFIO ESCOLAR: A realidade da Gestão Escolar Democrática no Ensino Fundamental de Santo Antônio dos Lopes - Maranhão-Brasil

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A dissertação buscou desenvolver uma pesquisa voltada para análise das escolas públicas, frente às reformas que desenvolveram-se diante da educação nacional. Deste modo tomou-se como parâmetro de estudo as questões da gestão democrática realizada na rede pública municipal de Santo Antônio dos Lopes no Estado do Maranhão – Brasil. Onde buscou-se entender todo o contexto das determinantes sociais, políticas e econômicas que envolve a gestão escolar e assim buscar através de uma pesquisa exploratória e qualitativa avaliar os fundamentos legais, os desafios impostos para que a gestão democrática possa se concretizar e também verificar as pespectativas que permeiam as escolas públicas com essa prática. Com isso, foi necessário realizar um estudo mais cauteloso e voltado para ciêntificidade, buscando acompanhar as ações das escolas conforme normas governamentais. Diante deste contexto e através das informações levantadas pela pesquisa, constatou-se uma realidade ligada ao gestor escolar das escolas, pois estão diante de um grande desafio para realizar a democracia desejada. Onde em primeiro lugar, estão direcionados a fazer acontecer a prática da democracia exigida pelos documentos oficiais e segundo fazer que isso aconteça com o apoio do seu corpo docente e a participação efetiva da equipe da comunidade escolar. Com isso, os gestores são levados a ficar de frente aos desafios, um agente que leva a motivação e a tranformação para a construção de uma nova escola, envolvente, solidária e o mais importante, capaz de realizar a democracia de forma consciente. Assim constatou-se que o gestor escolar, não poderá de forma eficaz, realizar as deliberações necessárias hà escola sem a utilização de toda a sua equipe, e desta forma, constitui-se um desafio constante fazer a integração o envolvimento da comunidade escolar com as ações estratégicas contidas no seu Plano Pedagógico. Deste modo, percebe-se nas conclusões finais que as principais dificuldades que são vivenciadas pela escola, estão voltadas para a sinergia e o envolvimento da sua equipe escolar. Os fatos nas estrevistas mostram que muitos dos profissionais atuantes na escola não possuem motivações necessárias e não acreditam que possa ser implantado uma gestão democrátiva de verdade nas escolas do município.

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gestão escolar ensino sistema educativo

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