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A implementação de práticas de employer branding como estratégia fundamental para a retenção de talento: Estudo de caso da empresa Openline

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSoares, Raquel
dc.contributor.authorPereira, Maria Portela Dias
dc.date.accessioned2022-12-07T14:39:45Z
dc.date.available2022-12-07T14:39:45Z
dc.date.issued2022-10-28
dc.description.abstractO mundo em que vivemos encontra-se em constante desenvolvimento, sendo que a alteração demográfica bem como as condições económicas, originaram mercados de trabalho altamente competitivos entre si, onde se verifica uma grande concorrência na captação e retenção dos melhores colaboradores. Desta forma, recomendam-se investimentos a nível estratégico com o intuito de atrair e reter colaboradores qualificados de modo adequado. Como parte integrante dessas estratégias, surge o Employer Branding, que é efetivamente o pacote de regalias psicológicas, económicas e funcionais, que os possíveis funcionários associam a uma organização em específico, e que ao serem notadas, podem auxiliar as organizações na criação de uma marca de empregador competitiva e atraente. Com a realização deste estudo, pretende-se analisar a influência das práticas de Employer Branding na retenção de colaboradores. Para tal desenvolveu-se um estudo de caso, de carácter qualitativo, na empresa Openline, onde se aplicou entrevistas semiestruturadas aos seus colaboradores, tendo-se obtido uma amostra final de 7 colaboradores. Os resultados demonstram que as várias estratégias e atividades desenvolvidas no âmbito do Employer Branding, como é o caso das recompensas e remuneração, flexibilidade de horário, progressão de carreira, equilíbrio entra a vida pessoal e a vida profissional revelam-se essenciais para o desenvolvimento de um ambiente saudável e positivo de trabalho, contribuindo para a retenção de talentos. Ficou também provado que a felicidade organizacional constitui-se como conceito estratégico na atualidade, sendo que colaboradores felizes se encontram mais satisfeitos e apresentam níveis mais elevados de desempenho o que permite um maior sucesso para a organização.pt_PT
dc.identifier.tid203116097pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42546
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmployer brandingpt_PT
dc.subjectFelicidade organizacionalpt_PT
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_PT
dc.subjectRetenção de talentospt_PT
dc.titleA implementação de práticas de employer branding como estratégia fundamental para a retenção de talento: Estudo de caso da empresa Openlinept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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