Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.9 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O empreendedorismo reveste-se de uma enorme importância nas diversas geografias, sendo
um pilar fundamental ao nível da criação de emprego, do aumento da competitividade e do
crescimento económico no global.
Num mundo cada vez mais competitivo e global, a capacidade de inovação e antecipação
assume particular ênfase nas organizações que pretendem chegar mais longe e alcançar
novos mercados, solidificando a sua posição e tornando-se progressivamente mais
competitivas. Para tal, o empreendedorismo e o intraempreendedorismo são encarados
como resposta aos inúmeros desafios organizacionais, com vista à potencialização das
capacidades distintas de cada organização. Importa ainda compreender que o
intraempreendedorismo é influenciado por diversos fatores, dos quais fazem parte fatores
encorajadores e desencorajadores à sua prática. Neste sentido, a análise detalhada de cada
colaborador e bem assim do ambiente de trabalho, assume considerável destaque no
processo de construção de um ambiente promissor ao desenvolvimento de práticas
empreendedoras e intraempreendedoras nas organizações.
O objetivo principal desta investigação consiste na identificação dos fatores potenciadores
para o intraempreendedorismo nas organizações-alvo do estudo de caso. No âmbito da
recolha de dados efetuada, foram realizadas entrevistas a oito colaboradores de duas
empresas do setor dos curtumes localizadas em Alcanena – a Curtumes Irmãos Vieira
Santos, Lda. e a Santos & Bairros, Lda.
Do estudo realizado, é possível concluir que ambas as organizações estudadas incentivam
e promovem o desenvolvimento de práticas empreendedoras e intraempreendedoras por
parte dos seus colaboradores, bem como as valorizam. As práticas identificadas ao longo
do presente estudo de caso são: a autonomia, a liberdade de trabalho e ação, a
disponibilização de recursos, a comunicação, a confiança, e a gratificação de ideias e dos
resultados, entre outras.
Description
Keywords
Empreendedorismo Intraempreendedorismo Fatores Potenciadores Curtumes