Publication
O trabalho e os desafios do tradutor intérprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos com deficiência intelectual no município de Barra do Corda – MA
dc.contributor.advisor | Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975- | |
dc.contributor.author | Araújo, Jacileide Barboza | |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T09:24:23Z | |
dc.date.available | 2022-05-16T09:24:23Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Com base em observações e experiências vividas dentro da escola, percebe-se que há certo descompromisso com a inclusão efetiva de alunos surdos, porque de forma geral, os professores e demais atores envolvidos tendem a direcionar equivocadamente o trabalho do intérprete de LIBRAS. Incluir na teoria, é proporcionar atendimento e educação capazes de favorecer oportunidades iguais, na prática, o que se vê, é um processo lento amarrado ao preconceito, desinformação, descaso e falta de compromisso de muitos. Os procedimentos metodológicos incluem, além da aplicação prática, o levantamento de informações e análise de material já elaborado constituído por livros e artigos científicos sobre o tema, especificamente, ou na abordagem do mesmo de maneira indireta. A pesquisa de campo foi realizada no Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, localizado no Bairro Trizidela em Barra do Corda – MA. Participaram do levantamento de dados intérpretes de LIBRAS atuantes na unidade de ensino, professores e familiares de alunos surdos. Foram utilizados questionários semiestruturados abertos para os familiares e fechados para os demais participantes. Constatou-se que é preciso além de uma melhor formação para professores e intérpretes, buscar meios que facilitem o trabalho de ambos profissionais atendendo às necessidades dos alunos surdos com deficiência intelectual. O desafio do tradutor interprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos e com deficiência intelectual associa-se essencialmente com falta de estruturação, deficiências na formação e nas propostas curriculares dos cursos de graduação, atuação limitada e por vezes improvisada, carência de um número de profissionais que esteja de acordo com a demanda existe. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203007220 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40546 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Intérprete de LIBRAS | pt_PT |
dc.subject | Deficiência Intelectual | pt_PT |
dc.title | O trabalho e os desafios do tradutor intérprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos com deficiência intelectual no município de Barra do Corda – MA | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1