Repository logo
 
Publication

O trabalho e os desafios do tradutor intérprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos com deficiência intelectual no município de Barra do Corda – MA

dc.contributor.advisorCorreia, Isabel Sofia Calvário, 1975-
dc.contributor.authorAraújo, Jacileide Barboza
dc.date.accessioned2022-05-16T09:24:23Z
dc.date.available2022-05-16T09:24:23Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractCom base em observações e experiências vividas dentro da escola, percebe-se que há certo descompromisso com a inclusão efetiva de alunos surdos, porque de forma geral, os professores e demais atores envolvidos tendem a direcionar equivocadamente o trabalho do intérprete de LIBRAS. Incluir na teoria, é proporcionar atendimento e educação capazes de favorecer oportunidades iguais, na prática, o que se vê, é um processo lento amarrado ao preconceito, desinformação, descaso e falta de compromisso de muitos. Os procedimentos metodológicos incluem, além da aplicação prática, o levantamento de informações e análise de material já elaborado constituído por livros e artigos científicos sobre o tema, especificamente, ou na abordagem do mesmo de maneira indireta. A pesquisa de campo foi realizada no Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, localizado no Bairro Trizidela em Barra do Corda – MA. Participaram do levantamento de dados intérpretes de LIBRAS atuantes na unidade de ensino, professores e familiares de alunos surdos. Foram utilizados questionários semiestruturados abertos para os familiares e fechados para os demais participantes. Constatou-se que é preciso além de uma melhor formação para professores e intérpretes, buscar meios que facilitem o trabalho de ambos profissionais atendendo às necessidades dos alunos surdos com deficiência intelectual. O desafio do tradutor interprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos e com deficiência intelectual associa-se essencialmente com falta de estruturação, deficiências na formação e nas propostas curriculares dos cursos de graduação, atuação limitada e por vezes improvisada, carência de um número de profissionais que esteja de acordo com a demanda existe.pt_PT
dc.identifier.tid203007220pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40546
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação de Surdospt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectIntérprete de LIBRASpt_PT
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_PT
dc.titleO trabalho e os desafios do tradutor intérprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos com deficiência intelectual no município de Barra do Corda – MApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JACILEIDE_ARAUJO.pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format