Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
151.72 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo que deu origem a este artigo, “Fluência de leitura em voz alta – Contributo da utilização
de podcasting para o seu desenvolvimento” surgiu no âmbito do curso de Mestrado em
educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a unidade curricular
de Estágio III. O seu objetivo foi compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças
pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º
ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se criar um ambiente motivador para o
desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso a uma das ferramentas
da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação
e Ciência – “Conta-nos uma história…”
Os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts,
reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo
com a divisão das falas. A audição dos podcasts e a discussão gerada entre os grupos permitiu
debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações
que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho.
Este projeto permitiu perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos
alunos sobre a leitura oral e que o recurso ao podcasting foi um importante motor de
aprendizagem e desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta pela tomada de consciência
dos aspetos associados à mesma – velocidade e precisão de leitura e entoação.
Description
Keywords
Citation
SILVA, F.; RODRIGUES, M. R.; BOTELHO, F. – A investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. In VASCONCELOS, A. A., ed. lit. [et al.] – Entre a teoria, os dados e o conhecimento (II): [olhares para uma realidade]. [Em linha]. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2014. [Consult. 25 jun. 2015]. p. 61-71. Disponível em WWW:<URL:www.ese.ips.pt>. ISBN 978-972-8507-23-7.
Publisher
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal