Publication
A investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.author | Silva, Filipa | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria Rosário | |
dc.contributor.author | Botelho, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2015-06-25T13:17:23Z | |
dc.date.available | 2015-06-25T13:17:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O estudo que deu origem a este artigo, “Fluência de leitura em voz alta – Contributo da utilização de podcasting para o seu desenvolvimento” surgiu no âmbito do curso de Mestrado em educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a unidade curricular de Estágio III. O seu objetivo foi compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se criar um ambiente motivador para o desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso a uma das ferramentas da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência – “Conta-nos uma história…” Os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts, reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo com a divisão das falas. A audição dos podcasts e a discussão gerada entre os grupos permitiu debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho. Este projeto permitiu perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a leitura oral e que o recurso ao podcasting foi um importante motor de aprendizagem e desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta pela tomada de consciência dos aspetos associados à mesma – velocidade e precisão de leitura e entoação. | por |
dc.identifier.citation | SILVA, F.; RODRIGUES, M. R.; BOTELHO, F. – A investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. In VASCONCELOS, A. A., ed. lit. [et al.] – Entre a teoria, os dados e o conhecimento (II): [olhares para uma realidade]. [Em linha]. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2014. [Consult. 25 jun. 2015]. p. 61-71. Disponível em WWW:<URL:www.ese.ips.pt>. ISBN 978-972-8507-23-7. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/9039 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.si.ips.pt/ese_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F685337461/2_ebook_final_novembro.pdf | por |
dc.title | A investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | por |
oaire.citation.endPage | 71 | por |
oaire.citation.startPage | 61 | por |
oaire.citation.title | Entre a teoria, os dados e o conhecimento (II): olhares para uma realidade | por |
person.familyName | da Silva Rodrigues | |
person.givenName | Maria do Rosário | |
person.identifier.ciencia-id | F914-D07D-3523 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9935-6917 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57199723244 | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | bookPart | en |
relation.isAuthorOfPublication | 9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A investigação-ação no projeto... básico - pp. 61-71.pdf
- Size:
- 151.72 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: