Repository logo
 
Publication

A investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorSilva, Filipa
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorBotelho, Fernanda
dc.date.accessioned2015-06-25T13:17:23Z
dc.date.available2015-06-25T13:17:23Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO estudo que deu origem a este artigo, “Fluência de leitura em voz alta – Contributo da utilização de podcasting para o seu desenvolvimento” surgiu no âmbito do curso de Mestrado em educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a unidade curricular de Estágio III. O seu objetivo foi compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se criar um ambiente motivador para o desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso a uma das ferramentas da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência – “Conta-nos uma história…” Os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts, reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo com a divisão das falas. A audição dos podcasts e a discussão gerada entre os grupos permitiu debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho. Este projeto permitiu perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a leitura oral e que o recurso ao podcasting foi um importante motor de aprendizagem e desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta pela tomada de consciência dos aspetos associados à mesma – velocidade e precisão de leitura e entoação.por
dc.identifier.citationSILVA, F.; RODRIGUES, M. R.; BOTELHO, F. – A investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. In VASCONCELOS, A. A., ed. lit. [et al.] – Entre a teoria, os dados e o conhecimento (II): [olhares para uma realidade]. [Em linha]. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2014. [Consult. 25 jun. 2015]. p. 61-71. Disponível em WWW:<URL:www.ese.ips.pt>. ISBN 978-972-8507-23-7.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9039
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.si.ips.pt/ese_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F685337461/2_ebook_final_novembro.pdfpor
dc.titleA investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
oaire.citation.endPage71por
oaire.citation.startPage61por
oaire.citation.titleEntre a teoria, os dados e o conhecimento (II): olhares para uma realidadepor
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.givenNameMaria do Rosário
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typebookParten
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A investigação-ação no projeto... básico - pp. 61-71.pdf
Size:
151.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: