Publication
Chorar (não) resolve:
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Nogueira, Clementina | |
| dc.contributor.author | Almeida, Rita | |
| dc.date.accessioned | 2021-05-18T17:58:50Z | |
| dc.date.available | 2021-05-18T17:58:50Z | |
| dc.date.issued | 2021-02-08 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório desenvolve-se no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Ensino Pré-Escolar, incluindo todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema de investigação que assenta na importância das competências emocionais e tem como objetivo demonstrar que é possível promover as competências emocionais de crianças em idade pré-escolar. As competências emocionais fazem parte do desenvolvimento emocional e integral da criança, e necessitam de ser promovidas e desenvolvidas o mais cedo possível. Em idade Pré- Escolar é possível proceder à identificação e reconhecimento das emoções básicas (alegria, tristeza, raiva e medo) com o intuito de aprender a gerir e a autorregular essas emoções. Ao desenvolver estas competências contribui-se para relações sociais mais positivas e para uma melhor autogestão da criança. O papel do educador deve surgir como o de um Orientador Emocional (Moreira, 2008) que respeita, compreende e apoia a criança na expressão das suas emoções, oferecendo ferramentas para lidar com as emoções desagradáveis e contribuindo para gerar emoções positivas. A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de investigação-ação, pois existe uma ação sob o real. A ação ocorreu através de um projeto de intervenção com crianças em idade Pré-Escolar baseado na promoção e desenvolvimento das competências emocionais a partir de diálogos, jogos e atividades. Como técnicas de recolha de dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo, ao diário de bordo e à análise documental. Desta forma foi-me possível recolher os dados necessários para evidenciar as alterações nas atitudes e comportamentos das crianças em contexto escolar, e assim compreender o impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foram visíveis várias situações que significam que as crianças se tornaram capazes de expressar e gerir as suas próprias emoções, de reconhecer as emoções nos outros e de reproduzir relações mais positivas com os pares, o que constituí o objetivo da presente investigação. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202725979 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36524 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_PT |
| dc.subject | Interações sociais | pt_PT |
| dc.subject | Competências emocionais | pt_PT |
| dc.subject | Resolução de conflitos | pt_PT |
| dc.subject | Bem-estar emocional | pt_PT |
| dc.title | Chorar (não) resolve: | pt_PT |
| dc.title.alternative | a importância das competências emocionais em idade pré-escolar | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
