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- Effect of respiratory therapy on patients with sleep bruxism and associated respiratory events: study protocol for a randomized controlled clinical trial.Publication . Cavalcante-Leão, Bianca; Neto, José; Ravazzi, Glória; Fischer, Anne; Abdula, Yasmin; Cruz, Miguel; Santos, Rosane Sampaio; Zeigelboim, BiancaAim: The aim of this study will be to perform respiratory physiotherapy on patients with sleep bruxism and associated respiratory events (apnea and hypopnea). Methodology: The study will be a randomized, controlled, doubleblind, clinical trial with a sample of individuals with sleep bruxism and associated respiratory events. Respiratory (inspiratory and/or expiratory) physiotherapy will be performed using the THRESHOLD IMT and PEP and the results will be compared to a placebo group. Discussion: Regarding respiratory events, there is a broad variety of possible treatments for sleep apnea depending on the physiopathology, severity and patient preference, with CPAP considered the gold standard. However, data on CPAP are inconsistent, with adherence to therapy reported to be between 45 and 89%. Thus, other forms of treatment are proposed, including respiratory training. Understanding obstructive sleep apnea syndrome as the loss of the dilation strength of the pharynx and the inability to maintain the path open for air, respiratory muscle training could assist in increasing dilation strength, enabling the passage of air during sleep. Taking into consideration that sleep bruxism may be associated with events of apnea and hypopnea, the intervention to treat obstructive respiratory events related to sleep may have a positive impact on events related to sleep bruxism (rhythmic activity of the masticatory muscles). To determine this, we will measure the apnea/hypopnea index (AHI) and number of contractions of the masseter muscle (characteristic of the activity of bruxism) before and after the intervention using polysomnography.
- Chorar (não) resolve:Publication . Almeida, Rita; Nogueira, ClementinaO presente relatório desenvolve-se no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Ensino Pré-Escolar, incluindo todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema de investigação que assenta na importância das competências emocionais e tem como objetivo demonstrar que é possível promover as competências emocionais de crianças em idade pré-escolar. As competências emocionais fazem parte do desenvolvimento emocional e integral da criança, e necessitam de ser promovidas e desenvolvidas o mais cedo possível. Em idade Pré- Escolar é possível proceder à identificação e reconhecimento das emoções básicas (alegria, tristeza, raiva e medo) com o intuito de aprender a gerir e a autorregular essas emoções. Ao desenvolver estas competências contribui-se para relações sociais mais positivas e para uma melhor autogestão da criança. O papel do educador deve surgir como o de um Orientador Emocional (Moreira, 2008) que respeita, compreende e apoia a criança na expressão das suas emoções, oferecendo ferramentas para lidar com as emoções desagradáveis e contribuindo para gerar emoções positivas. A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de investigação-ação, pois existe uma ação sob o real. A ação ocorreu através de um projeto de intervenção com crianças em idade Pré-Escolar baseado na promoção e desenvolvimento das competências emocionais a partir de diálogos, jogos e atividades. Como técnicas de recolha de dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo, ao diário de bordo e à análise documental. Desta forma foi-me possível recolher os dados necessários para evidenciar as alterações nas atitudes e comportamentos das crianças em contexto escolar, e assim compreender o impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foram visíveis várias situações que significam que as crianças se tornaram capazes de expressar e gerir as suas próprias emoções, de reconhecer as emoções nos outros e de reproduzir relações mais positivas com os pares, o que constituí o objetivo da presente investigação.