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Abstract(s)
O presente relatório desenvolve-se no contexto da unidade curricular de Prática de
Ensino Supervisionada I do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo. Consiste numa
reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Ensino Pré-Escolar, incluindo
todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema
de investigação que assenta na importância das competências emocionais e tem como objetivo
demonstrar que é possível promover as competências emocionais de crianças em idade
pré-escolar.
As competências emocionais fazem parte do desenvolvimento emocional e integral da
criança, e necessitam de ser promovidas e desenvolvidas o mais cedo possível. Em idade Pré-
Escolar é possível proceder à identificação e reconhecimento das emoções básicas (alegria,
tristeza, raiva e medo) com o intuito de aprender a gerir e a autorregular essas emoções. Ao
desenvolver estas competências contribui-se para relações sociais mais positivas e para uma
melhor autogestão da criança. O papel do educador deve surgir como o de um Orientador
Emocional (Moreira, 2008) que respeita, compreende e apoia a criança na expressão das suas
emoções, oferecendo ferramentas para lidar com as emoções desagradáveis e contribuindo para
gerar emoções positivas.
A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de
investigação-ação, pois existe uma ação sob o real. A ação ocorreu através de um projeto de
intervenção com crianças em idade Pré-Escolar baseado na promoção e desenvolvimento das
competências emocionais a partir de diálogos, jogos e atividades. Como técnicas de recolha de
dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo, ao diário de bordo e à análise
documental.
Desta forma foi-me possível recolher os dados necessários para evidenciar as alterações
nas atitudes e comportamentos das crianças em contexto escolar, e assim compreender o
impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foram visíveis várias situações que
significam que as crianças se tornaram capazes de expressar e gerir as suas próprias emoções,
de reconhecer as emoções nos outros e de reproduzir relações mais positivas com os pares, o
que constituí o objetivo da presente investigação.
Description
Keywords
Educação Desenvolvimento integral Interações sociais Competências emocionais Resolução de conflitos Bem-estar emocional