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Plano de Negócios. Criativo Portugal

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O turismo em Portugal tem registado um significativo aumento da procura e a emergência de novas tendências. Nos últimos anos surgiu um novo tipo de procura relacionada com a forma de consumir o turismo cultural que levou ao aparecimento do turismo criativo, o qual tem vindo a ser reconhecido por diversos organismos, destacando-se a UNESCO que criou a Rede de Cidades Criativas, como estratégia de promoção e valorização cultural. No entanto, regista-se que não é disponibilizada informação turística agregada sobre este novo produto. Da necessidade de colmatar essa lacuna no mercado, surge a oportunidade para a criação de um projeto empreendedor que consiste na criação e gestão de um website que agrega e disponibiliza a informação sobre a oferta nacional das diferentes atividades de turismo criativo, organizada em sete áreas: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, artes e media, literatura e música. O plano de negócios permite validar a viabilidade do negócio, tendo em consideração os potenciais clientes, a concorrência e os recursos necessários para a operação. O potencial de mercado foi estudado através de questionários dirigidos aos potenciais utilizadores (turistas) e aos potenciais parceiros (empresas com oferta na área). A viabilidade económico-financeira do negócio é demonstrada pelos resultados do Valor Atual Líquido (VAL) que é de 201.341€, a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) é de 67,25% e o prazo de retorno do investimento ocorre no quinto ano.
Tourism in Portugal has registered a significant increase in demand and the emergency of new trends. In the last few years a new way of demand, related to the way of consuming cultural tourism, has emerged, which led to the creation of creative tourism. Creative tourism, which has been getting recognition from various organizations, of which UNESCO is of note, that has created the Creative Cities Network as a strategy for cultural promotion and valorisation. However, it‟s been noted that aggregated information about this product is not made available for tourists. From the need to address that gap in the market, a new opportunity for an entrepreneurial project comes along. This project consists on the creation and management of a website that gathers and provides information regarding the offer of the different creative tourism activities in Portugal, organized in seven areas: crafting and folklore, design, cinema, gastronomy, media art, literature, and music. The business plan allows validation of the viability of the business, taking into account the potential clients, the competition and the needed resources. The potential market was studied based on quantitative data, obtained from a survey to potential users (tourists) and potential partners (companies with offer in the area). The economic-financial viability of the business is demonstrated by the results of the Net Present Value (NPV) which is of 201.341€, the intern profit rate of 67.25% and the investment‟s return at the fifth year.

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Tourism Cultural tourism Creative tourism Creative cities Business plan E-marketing E-business Turismo Turismo cultural Turismo criativo Cidades criativas Plano de negócios

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