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- A Segurança Computacional como fator de alinhamento entre Planos OrganizacionaisPublication . Lampreia, Vasco; Tribolet, JoséCom esta dissertação de mestrado pretende-se chegar a um modelo que permita alinhar os diferentes planos organizacionais de uma organização ou de um domínio pertencente a esta. A metodologia utilizada na condução desta dissertação foi proposta por Raymond Quivy e LucVan Campenhoudt. Esta ajuda o autor e o leitor, a acompanhar gradualmente o desenvolvimento através das várias fases que a metodologia prevê. Para garantir a coerência de um modelo é necessário um estudo prévio do tema em questão, por este motivo foi necessária uma revisão bibliográfica que abrangesse: os conceitos mais generalistas da área de engenharia organizacional, a linguagem e termos técnicos da segurança computacional, o estado atual da problemática da segurança de informação na Força Aérea e possíveis modelos que poderiam revelar-se úteis no desenvolvimento do objetivo desta dissertação como o Bussiness Motivation Model. Durante o desenvolvimento do modelo surgiu a necessidade de definir o conceito de «Plano Organizacional» pois este estava pouco explorado na comunidade científica e fazia parte integrante do tema desta dissertação, definindo-o como tendo um conjunto de atributos que o identifica e universais a qualquer plano da organização. Identificados os atributos dos planos organizacionais foi possível concluir quais os fatores de alinhamento entre eles, a partir deste ponto surgiu a proposta de modelo capaz satisfazer o objetivo desta dissertação. A validação é atingida através de uma instanciação do modelo no domínio da segurança computacional na Força Aérea, com algumas propostas de alinhamento. No último capítulo é feita uma revisão de todo o trabalho, destacando alguns pontos mais importantes e possibilitando assim ao leitor terminar com uma visão global de toda a dissertação.
- Plano de Negócios. Criativo PortugalPublication . Duarte, Eunice Almeida; Calisto, Maria de Lurdes Santana; Afonso, Victor Manuel AlvesO turismo em Portugal tem registado um significativo aumento da procura e a emergência de novas tendências. Nos últimos anos surgiu um novo tipo de procura relacionada com a forma de consumir o turismo cultural que levou ao aparecimento do turismo criativo, o qual tem vindo a ser reconhecido por diversos organismos, destacando-se a UNESCO que criou a Rede de Cidades Criativas, como estratégia de promoção e valorização cultural. No entanto, regista-se que não é disponibilizada informação turística agregada sobre este novo produto. Da necessidade de colmatar essa lacuna no mercado, surge a oportunidade para a criação de um projeto empreendedor que consiste na criação e gestão de um website que agrega e disponibiliza a informação sobre a oferta nacional das diferentes atividades de turismo criativo, organizada em sete áreas: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, artes e media, literatura e música. O plano de negócios permite validar a viabilidade do negócio, tendo em consideração os potenciais clientes, a concorrência e os recursos necessários para a operação. O potencial de mercado foi estudado através de questionários dirigidos aos potenciais utilizadores (turistas) e aos potenciais parceiros (empresas com oferta na área). A viabilidade económico-financeira do negócio é demonstrada pelos resultados do Valor Atual Líquido (VAL) que é de 201.341€, a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) é de 67,25% e o prazo de retorno do investimento ocorre no quinto ano.
- Risk Driven Semantic Interoperability in the Maritime Surveillance DomainPublication . Marques, Fernando Sérgio Bryton Dias; Martínez, Jesús; Delgado, Olga; Arriaga, GonzaloSemantic Interoperability (SI) is essential for organizations as to share information, via computer systems, without which their efficiency and effectiveness is hampered. Assuming multiple actions for enhancing SI are possible, and that resources are usually scarce, the more relevant ones should have higher priority. Since information sharing, in the maritime surveillance domain, is essential for dealing with risks, such as irregular migration or piracy, this paper presents a method for prioritizing SI development actions based on the risks they aim to address. The method was developed by following the Design Science Research strategy, is based on the Delphi method and the Weighted Sum Model, and was validated in a real environment, with six organizations involved in maritime surveillance. The method aims to foster information sharing by supporting the development of action plans for enhancing SI, which may deliver relevant results faster, cheaper and less risky than traditional approaches.
- Projeto de InvestimentoPublication . Pereira, Adisdânia Chela Pontes; Dias, IvoAngola encontra-se em processo de restruturação e de desenvolvimento a nível económico e financeiro. A opção pelo investimento em Angola surgiu com as oportunidades de negócio que o país apresenta e também pela necessidade de descentralização do setor da restauração. Após efetuar uma pequena análise do mercado angolano, foi elaborado o projeto “Sweet Art” que está associado ao mercado da indústria alimentar e o mesmo orienta as respetivas propostas de valor para o conjunto de indivíduos e famílias que compram bens e serviços para o consumo próprio. O objetivo principal desse trabalho consiste na elaboração de um plano de negócios viável para a abertura de uma pastelaria em Angola, na província de Luanda - bairro do Talatona, com oferta de doces, salgados, gelados de frutos naturais e secos e também sumos e batidos naturais. Por sua vez, os seus objetivos específicos compreendem a: descrição da ideia; a composição de um plano estratégico, para um melhor estudo do meio envolvente; constituição de um plano operacional de marketing (marketing mix); o plano de operações; plano de pessoal; e um plano financeiro para analisar a sua viabilidade económica e financeira. Na primeira etapa do trabalho foi abordada a componente conceptual e, em seguida, foi apresentado o plano de negócios em si, que terá uma duração estimada de cinco anos, sendo que no terceiro ano se verifica o retorno do investimento. Após elaborado o plano de negócios foi possível concluir que o empreendimento Sweet Art é viável económica e financeiramente.
- Projeto Aplicado “Acácias Perfume”Publication . Lopes, Laurindo Alberto Tavares; Dias, IvoO presente trabalho, visa implementar uma perfumaria na província de Benguela-Angola, e tem como objetivo identificar a relevância da mesma e aferir a viabilidade económica e financeira do negócio. O setor da perfumaria e cosméticos ainda são dos menos competitivos em Benguela, contudo o segmento desta junção apresenta uma enorme margem de progressão, pois a oferta ainda é escassa, e existe uma tendência de se procurar cada vez mais estes produtos. A ideia surgiu devido a presença de uma realidade precária na oferta e procura desses produtos naquela província em geral, para além disso, alia-se o facto de não existir nenhuma perfumaria na zona onde se pretende instalar a perfumaria. Como tal, entendeu-se estar perante uma boa oportunidade de negócio. Os meios financeiros necessários foram de, 70% de capitais próprios e 30% através de empréstimo bancário, a uma taxa de juro anual de 14%. O montante total do financiamento foi de 15 306 060,00 AOA. Com base em estudos científicos, pesquisas de campo, livros, entrevistas a pessoas singulares e coletivas, e um plano financeiro aplicado bem elaborado, obtivemos resultados satisfatórios principalmente se analisarmos os três critérios de avaliação mais preponderantes de um projeto aplicado tais como o valor atual líquido de 617 051 187,75 AOA, taxa interna de rentabilidade de 56,40%, e é expectável que o período de recuperação do investimento seja aproximadamente de 3 anos. Consequentemente, foram utilizadas técnicas estratégicas académicas focadas nas características do mercado que apresentaram boas perspetivas futuras através de uma relação entre a visão do investimento o custo de oportunidade do negócio. Portanto, conclui-se que é um investimento viável, devido a características do mercado e os recursos tangíveis e intangíveis que nele ostentam, bem como as perspetivas futuras de sustentabilidade que a mesma apresenta.
- Gestão de Tributos: Uma Análise na Ótica do Consumidor a partir da Educação FiscalPublication . Medeiros Olímpio, Geysa; Dias, ÁlvaroA pesquisa Gestão de Tributos: Uma análise na ótica do consumidor a partir da Educação Fiscal descreveu um estudo de natureza biblográfica com o método quantitativo e os meios de investigação a pesquisa de campo e pesquisa descritiva. O objetivo do estudo foi apresentar as variáveis que influenciam no processo de formação da conscientização tributária, neste sentido, foi aplicado um questionário online com perguntas fechadas através do Google docs com amostra de 204 indivíduos, assim desenvolveram-se testes do modelo teórico da pesquisa, fundamentados com a teoria Keysiana, que determina a verificação da política fiscal através do papel do Estado, relacionando assim as variáveis independentes, informação contábil, o valor do produto, a satisfação do consumidor, a capacidade econômica do consumidor e a contraprestação do tributo, com a variável dependente, a conscientização tributária, neste contexto foi demonstrado à relevância da Educação Fiscal na visão do consumidor. Para o desenvolvimento do trabalho, renomados autores subsidiaram a pesquisa, entre eles, Morim (2014) destacando a transformação da educação como um conhecimentodo do ser humano, Silva (2011) que apresentou a questão tributária como uma gestão da contraprestação dos tributos através do dever do Estado à população, caracterizando o bem estar social, Demitilia Soares (2011) enfatizando a relação da educação e a fiscalidade em Portugal por meio da Educação Fiscal para a cidadania e Gonçalves (2010) que ressaltou a Educação Fiscal como auxílio à problemática social. Neste estudo, foi identificado através dos resultados com a utilização do modelo teórico apresentado no trabalho e aplicação dos testes das hipóteses, que a Educação Fiscal tem uma relação fundamental no processo de formação da conscientização tributária do consumidor, com observação a utilização da teoria Keysiana e sua aplicabilidade prática. Contudo falta o acompanhamento do Estado como gestor público na fiscalidade dos tributos, tanto no Brasil como em países que utilizam os programas do governo em ações de políticas sociais. Assim sugere-se a aplicabilidade do modelo teórico desta pesquisa como prática junto ao consumidor através do conhecimento adquirido pela Educação Fiscal, com o intuito de acompanhar a gestão dos tributos pela admnistração pública de maneira democrática e participativa.