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Abstract(s)
A pesquisa Gestão de Tributos: Uma análise na ótica do consumidor a partir da
Educação Fiscal descreveu um estudo de natureza biblográfica com o método quantitativo e os
meios de investigação a pesquisa de campo e pesquisa descritiva. O objetivo do estudo foi
apresentar as variáveis que influenciam no processo de formação da conscientização tributária,
neste sentido, foi aplicado um questionário online com perguntas fechadas através do Google
docs com amostra de 204 indivíduos, assim desenvolveram-se testes do modelo teórico da
pesquisa, fundamentados com a teoria Keysiana, que determina a verificação da política fiscal
através do papel do Estado, relacionando assim as variáveis independentes, informação
contábil, o valor do produto, a satisfação do consumidor, a capacidade econômica do
consumidor e a contraprestação do tributo, com a variável dependente, a conscientização
tributária, neste contexto foi demonstrado à relevância da Educação Fiscal na visão do
consumidor. Para o desenvolvimento do trabalho, renomados autores subsidiaram a pesquisa,
entre eles, Morim (2014) destacando a transformação da educação como um conhecimentodo
do ser humano, Silva (2011) que apresentou a questão tributária como uma gestão da
contraprestação dos tributos através do dever do Estado à população, caracterizando o bem
estar social, Demitilia Soares (2011) enfatizando a relação da educação e a fiscalidade em
Portugal por meio da Educação Fiscal para a cidadania e Gonçalves (2010) que ressaltou a
Educação Fiscal como auxílio à problemática social. Neste estudo, foi identificado através dos
resultados com a utilização do modelo teórico apresentado no trabalho e aplicação dos testes
das hipóteses, que a Educação Fiscal tem uma relação fundamental no processo de formação
da conscientização tributária do consumidor, com observação a utilização da teoria Keysiana e
sua aplicabilidade prática. Contudo falta o acompanhamento do Estado como gestor público na
fiscalidade dos tributos, tanto no Brasil como em países que utilizam os programas do governo
em ações de políticas sociais. Assim sugere-se a aplicabilidade do modelo teórico desta
pesquisa como prática junto ao consumidor através do conhecimento adquirido pela Educação
Fiscal, com o intuito de acompanhar a gestão dos tributos pela admnistração pública de
maneira democrática e participativa.
Description
Keywords
Gestão, Tributos, Educação Fiscal, Conhecimento e Consumidor.