Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Documento principal | 11.41 MB | Adobe PDF | ||
Desenhos técnicos | 737.34 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o presente trabalho descreve-se o projecto de um novo equipamento
para a sala de aula e para alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, reconhecendo
a necessidade de actualização do mesmo.
A vida escolar inicia-se precocemente e acompanha os alunos na primeira
fase da sua vida. Durante esta fase, as crianças passam grande parte do seu
tempo sentados na sala de aula.
As salas de aula e o seu mobiliário têm sofrido, nos últimos anos, profundas
alterações. O ensino foi mudando e consigo trouxe variadas alterações
desde a disposição das salas como o seu próprio mobiliário. A postura
estática associada a um posicionamento inadequado pode causar alterações
no sistema músculo-esquelético em geral, e ao nível da coluna vertebral, em
particular.
Neste sentido, é necessário ter em atenção o mobiliário utilizado pelas
crianças nas escolas, pois é neste espaço que as crianças passam maior parte
do seu tempo, o que significa que o mobiliário utilizado por elas deve ser
confortável, funcional, agradável e que possa ao mesmo tempo criar ambientes
e vivências estimulantes e criativas.
Este projecto tem assim como objectivo desenvolver um mobiliário de estudo
(mesa escolar) que ofereça à criança um espaço envolvente e adequado
para o desenvolvimento de todas as tarefas criando assim um novo conceito
de mobiliário que vá de encontro com as necessidades encontradas durante
a pesquisa realizada.
Desta forma, e partindo de um princípio que há sempre algo a mudar e a
melhorar, é necessário procurar respostas ao nível de formas versos funções
adequadas ao bom desenvolvimento, não só escolar mas também físico, de
todas as crianças entendidas entre os 5 e 10 anos de idade.
Description
Keywords
Mobiliário escolar Ergonomia Espaço sala de aula Postura Crianças