Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-09"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Characterization of enamel surface after orthodontic brackets debonding: an in vitro studyPublication . Peixoto, A.; Mesquita, M. F.; Costa, H. N.; Carvalho, P. A.; Manso, A.
- Marcas portuguesas no mundoPublication . Monteiro, PaulaO salto para o mundo do trabalho é dos passos mais assustadores para um aluno. Para quem estuda por 17 anos consecutivos a visão de saída desse meio “familiar” sem uma preparação prévia é, no mínimo, intimidante. Nesse contexto aparece a oportunidade de realizar um estágio curricular. Esta é uma das principais etapas de preparação para o exercício de uma profissão, uma vez que não se trata apenas de conhecimento teórico mas também, e principalmente, da inserção num meio em que todas as vivências da carreira que se pretende abraçar estão presentes. A incubadora desta nova designer foi a Menina Design Group, empresa de design reconhecida em todo o mundo. Durante uns longos 8 meses a aprendizagem focou-se num objectivo principal: Levar as marcas portuguesas ao mundo. Para atingir a meta final praticou-se uma quantidade de tarefas com objectivos e metodologias próprios.
- Vertigo nightmare sequence: um estudo visual de elementos fílmicosPublication . Quintela, AnaA presente investigação explora métodos de comunicação visual através da experimentação gráfica, utilizando o design de informação como ferramenta de análise do cinema. É proposto um estudo visual sobre elementos fílmicos, com base no estudo e tratamento de informação. O objecto de estudo aborda a Nightmare Sequence, um fragmento da longa-metragem Vertigo (1958) de Alfred Hitchcock. Após uma análise pormenorizada dos elementos fílmicos, tal como a cor, o tempo, a escala de planos, a duração de planos e o som, são propostas novas formas e sistemas de representação visual de informação. O projecto desenvolvido assenta sobre o conceito thinking made visual, tornando o processo no elemento principal para o desenvolvimento do pensamento e do projecto, resultando num conjunto de posters reunidos no livro de processo que demonstra a evolução da representação gráfica dos elementos fílmicos em análise, um vídeo representativo dos mesmos e o presente documento teórico.
- Mobiliário escolar para crianças do 1º ciclo do ensino básico estudo, concepção e desenvolvimento da mesa escolar.Publication . Pinto, MafaldaCom o presente trabalho descreve-se o projecto de um novo equipamento para a sala de aula e para alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a necessidade de actualização do mesmo. A vida escolar inicia-se precocemente e acompanha os alunos na primeira fase da sua vida. Durante esta fase, as crianças passam grande parte do seu tempo sentados na sala de aula. As salas de aula e o seu mobiliário têm sofrido, nos últimos anos, profundas alterações. O ensino foi mudando e consigo trouxe variadas alterações desde a disposição das salas como o seu próprio mobiliário. A postura estática associada a um posicionamento inadequado pode causar alterações no sistema músculo-esquelético em geral, e ao nível da coluna vertebral, em particular. Neste sentido, é necessário ter em atenção o mobiliário utilizado pelas crianças nas escolas, pois é neste espaço que as crianças passam maior parte do seu tempo, o que significa que o mobiliário utilizado por elas deve ser confortável, funcional, agradável e que possa ao mesmo tempo criar ambientes e vivências estimulantes e criativas. Este projecto tem assim como objectivo desenvolver um mobiliário de estudo (mesa escolar) que ofereça à criança um espaço envolvente e adequado para o desenvolvimento de todas as tarefas criando assim um novo conceito de mobiliário que vá de encontro com as necessidades encontradas durante a pesquisa realizada. Desta forma, e partindo de um princípio que há sempre algo a mudar e a melhorar, é necessário procurar respostas ao nível de formas versos funções adequadas ao bom desenvolvimento, não só escolar mas também físico, de todas as crianças entendidas entre os 5 e 10 anos de idade.
- João Mendes Ribeiro: um caminho para refletir sobre a condição hodierna da prática da arquitetura e do design interioresPublication . Vita, FrancescaA prática da reabilitação, embora matéria familiar ao mundo da arquitetura, pensamos que possa ser um recurso importante também para o desenvolvimento da disciplina do design de interiores. Sendo um tema vasto e que pode ser abordado de diferentes pontos de vista, a nossa investigação aprofundará o caso de estudo do arquiteto-cenógrafo João Mendes Ribeiro. Através da analise das suas principais referências e de seis dos seus mais representativos projetos de reabilitação, percebemos em primeiro lugar os processos que estão por de trás de um projeto de intervenção no património, e em segundo lugar avançamos com a proposta da disciplina de arquitetura e do design de interiores se renovar, descobrindo o seus objetivo primário: o de encontrar respostas às necessidades do individuo, projetando espaços vivenciáveis e que podem ser realmente habitados. Através da experiência de João Mendes Ribeiro, percebemos como a cenografia trata efetivamente assuntos que a arquitetura ao longo dos anos esqueceu, como a relação entre o espaço e o individuo, utilizando ferramentas e engenhos flexíveis e de caráter contemporâneo. Nesse sentido, a figura do designer de interiores, que se move no vazio que existe entre a arquitetura e a capacidade do homem de a habitar, será fundamental no renovamento desta ultima. A arquitetura deverá repreender a utilizar as ferramentas e as práticas efémeras de disciplinas como a cenografia e o design, numa perspetiva de projeto multidisciplinar, ganhando novas possibilidades plásticas e metodológicas.