Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Documento principal | 1.46 MB | Adobe PDF | ||
Documento complementar | 155.78 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação explora métodos de comunicação visual através da experimentação gráfica, utilizando o design de informação como ferramenta de análise do cinema. É proposto um estudo visual sobre elementos fílmicos, com base no estudo e tratamento de informação.
O objecto de estudo aborda a Nightmare Sequence, um fragmento da longa-metragem Vertigo (1958) de Alfred Hitchcock. Após uma análise pormenorizada dos elementos fílmicos, tal como a cor, o tempo, a escala de planos, a duração de planos e o som, são propostas novas formas e sistemas de representação visual de informação.
O projecto desenvolvido assenta sobre o conceito thinking made visual, tornando o processo no elemento principal para o desenvolvimento do pensamento e do projecto, resultando num conjunto de posters reunidos no livro de processo que demonstra a evolução da representação gráfica dos elementos fílmicos em análise, um vídeo representativo dos mesmos e o presente documento teórico.
Description
Keywords
Design de informação Narrativa cinematográfica Representação visual Elementos Fílmicos