Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.89 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final, realizado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico, intitulado “Estudo comparativo sobre o desenvolvimento socioemocional entre a educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo do ensino básico”, centrou-se na problemática das diferenças de relevância dada ao desenvolvimento socioemocional nestes dois contextos. A desvalorização dada ao desenvolvimento socioemocional, na intervenção educativa, face às competências cognitivas ocorre tanto na educação pré-escolar como no ensino do 1.º ciclo do ensino básico, apesar de ser particularmente mais notório neste segundo.
O principal objetivo do desenvolvimento deste trabalho foi o apoio às crianças no desenvolvimento de competências socioemocionais ao nível da rotulação e identificação e gestão de emoções, bem como, do comportamento. Nesse sentido, foi desenvolvida uma investigação-ação com base em metodologia de trabalho por projeto, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 8 anos.
Como conclusão deste trabalho destaca-se o desenvolvimento de competências socioemocionais por parte das crianças, com o apoio das estratégias pró-ativas.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Desenvolvimento Socioemocional Resolução de Conflitos Educador Pró-Ativo