Publication
A compreensão da noção de tempo pelas crianças. Um estudo com alunos e alunas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
dc.contributor.advisor | Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- | |
dc.contributor.author | Sampaio, Catarina Sofia Babo | |
dc.date.accessioned | 2024-05-23T09:12:43Z | |
dc.date.available | 2024-05-23T09:12:43Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Este relatório final resulta de um projeto realizado ao longo dos estágios curriculares no 1.º e 2.º CEB, nos anos letivos de 2021 a 2023. Neste sentido, o estudo foi desenvolvido com a participação de dois grupos, do 1.º e 6.º anos de escolaridade, no âmbito de Estudo do Meio e de História e Geografia de Portugal. A investigação centrou-se na pergunta de partida “Como desenvolver a noção de tempo apresentada pelos alunos e alunas do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico?”, cujos objetivos específicos passaram por conhecer as conceções de tempo físico e histórico dos/as alunos/as, compreender o domínio que os/as alunos/as possuem do sistema convencional de medição de tempo, analisar a capacidade dos/as alunos/as em situar acontecimentos no tempo histórico, aferir a noção que os/as alunos/as possuem de mudança, promover estratégias para desenvolver as noções de tempo das crianças e avaliar as estratégias implementadas para desenvolver as noções de tempo físico e histórico dos/as alunos/as. Enquadrado na investigação qualitativa, mobilizou-se, enquanto estratégia, a investigação-ação. Recorreu-se à observação direta e participante e à pesquisa documental para a recolha de dados, utilizando gravações áudio e evidências das atividades realizadas, tratadas através de análise documental, de conteúdo e com recurso a estatística descritiva. Os dois grupos, naturalmente, com níveis e interesses díspares, evidenciaram o desenvolvimento dos conceitos explorados nas diferentes situações de ensino e de aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203599950 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50887 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Tempo Físico | pt_PT |
dc.subject | Tempo Histórico | pt_PT |
dc.subject | Mudança | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 2º Ciclo | pt_PT |
dc.title | A compreensão da noção de tempo pelas crianças. Um estudo com alunos e alunas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo de Ensino Básico | pt_PT |