Repository logo
 
Publication

A compreensão da noção de tempo pelas crianças. Um estudo com alunos e alunas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

dc.contributor.advisorMota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-
dc.contributor.authorSampaio, Catarina Sofia Babo
dc.date.accessioned2024-05-23T09:12:43Z
dc.date.available2024-05-23T09:12:43Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste relatório final resulta de um projeto realizado ao longo dos estágios curriculares no 1.º e 2.º CEB, nos anos letivos de 2021 a 2023. Neste sentido, o estudo foi desenvolvido com a participação de dois grupos, do 1.º e 6.º anos de escolaridade, no âmbito de Estudo do Meio e de História e Geografia de Portugal. A investigação centrou-se na pergunta de partida “Como desenvolver a noção de tempo apresentada pelos alunos e alunas do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico?”, cujos objetivos específicos passaram por conhecer as conceções de tempo físico e histórico dos/as alunos/as, compreender o domínio que os/as alunos/as possuem do sistema convencional de medição de tempo, analisar a capacidade dos/as alunos/as em situar acontecimentos no tempo histórico, aferir a noção que os/as alunos/as possuem de mudança, promover estratégias para desenvolver as noções de tempo das crianças e avaliar as estratégias implementadas para desenvolver as noções de tempo físico e histórico dos/as alunos/as. Enquadrado na investigação qualitativa, mobilizou-se, enquanto estratégia, a investigação-ação. Recorreu-se à observação direta e participante e à pesquisa documental para a recolha de dados, utilizando gravações áudio e evidências das atividades realizadas, tratadas através de análise documental, de conteúdo e com recurso a estatística descritiva. Os dois grupos, naturalmente, com níveis e interesses díspares, evidenciaram o desenvolvimento dos conceitos explorados nas diferentes situações de ensino e de aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid203599950pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50887
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTempo Físicopt_PT
dc.subjectTempo Históricopt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectEnsino Básico 2º Ciclopt_PT
dc.titleA compreensão da noção de tempo pelas crianças. Um estudo com alunos e alunas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo de Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CATARINA_SAMPAIO.pdf
Size:
83.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: