Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
83.68 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório final resulta de um projeto realizado ao longo dos estágios
curriculares no 1.º e 2.º CEB, nos anos letivos de 2021 a 2023. Neste sentido, o estudo foi
desenvolvido com a participação de dois grupos, do 1.º e 6.º anos de escolaridade, no
âmbito de Estudo do Meio e de História e Geografia de Portugal.
A investigação centrou-se na pergunta de partida “Como desenvolver a noção de tempo
apresentada pelos alunos e alunas do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico?”, cujos
objetivos específicos passaram por conhecer as conceções de tempo físico e histórico
dos/as alunos/as, compreender o domínio que os/as alunos/as possuem do sistema
convencional de medição de tempo, analisar a capacidade dos/as alunos/as em situar
acontecimentos no tempo histórico, aferir a noção que os/as alunos/as possuem de
mudança, promover estratégias para desenvolver as noções de tempo das crianças e
avaliar as estratégias implementadas para desenvolver as noções de tempo físico e
histórico dos/as alunos/as.
Enquadrado na investigação qualitativa, mobilizou-se, enquanto estratégia, a
investigação-ação. Recorreu-se à observação direta e participante e à pesquisa
documental para a recolha de dados, utilizando gravações áudio e evidências das
atividades realizadas, tratadas através de análise documental, de conteúdo e com recurso
a estatística descritiva.
Os dois grupos, naturalmente, com níveis e interesses díspares, evidenciaram o
desenvolvimento dos conceitos explorados nas diferentes situações de ensino e de
aprendizagem.
Description
Keywords
Tempo Físico Tempo Histórico Mudança Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo