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A compreensão da noção de tempo pelas crianças. Um estudo com alunos e alunas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

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Abstract(s)

Este relatório final resulta de um projeto realizado ao longo dos estágios curriculares no 1.º e 2.º CEB, nos anos letivos de 2021 a 2023. Neste sentido, o estudo foi desenvolvido com a participação de dois grupos, do 1.º e 6.º anos de escolaridade, no âmbito de Estudo do Meio e de História e Geografia de Portugal. A investigação centrou-se na pergunta de partida “Como desenvolver a noção de tempo apresentada pelos alunos e alunas do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico?”, cujos objetivos específicos passaram por conhecer as conceções de tempo físico e histórico dos/as alunos/as, compreender o domínio que os/as alunos/as possuem do sistema convencional de medição de tempo, analisar a capacidade dos/as alunos/as em situar acontecimentos no tempo histórico, aferir a noção que os/as alunos/as possuem de mudança, promover estratégias para desenvolver as noções de tempo das crianças e avaliar as estratégias implementadas para desenvolver as noções de tempo físico e histórico dos/as alunos/as. Enquadrado na investigação qualitativa, mobilizou-se, enquanto estratégia, a investigação-ação. Recorreu-se à observação direta e participante e à pesquisa documental para a recolha de dados, utilizando gravações áudio e evidências das atividades realizadas, tratadas através de análise documental, de conteúdo e com recurso a estatística descritiva. Os dois grupos, naturalmente, com níveis e interesses díspares, evidenciaram o desenvolvimento dos conceitos explorados nas diferentes situações de ensino e de aprendizagem.

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Tempo Físico Tempo Histórico Mudança Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo

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