Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
60.58 MB | Adobe PDF | |||
22.64 MB | Adobe PDF | |||
96.48 MB | Adobe PDF | |||
20.45 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O “Ensaio Visual sobre a identidade do Teatro do Bairro Alto: O cartaz” é um projeto de Mestrado em Design de Comunicação centrado no cruzamento entre a reflexão, a representação e a análise da construção da identidade, ao longo das três temporadas. O projeto toma como caso de estudo duas entidades, o Teatro do Bairro Alto e o Estúdio United By. Estas são responsáveis pela formação de uma identidade que comunica projetos das mais diversas tipologias através de meios físicos e digitais, mantendo um sistema gráfico coerente e composto por uma forte componente tipográfica.O projeto resulta num Ensaio Visual que surge de uma componente teórica que tem como principais temas: a ligação do teatro com o design; a liberdade e as
limitações projetuais e o cartaz como elemento de comunicação. A investigação visa o desenvolvimento de métodos de análise que posteriormente foram aplicados ao conjunto de cartazes selecionados, tendo como base o mapping. Para além do mapping, o projeto final é complementado por um ensaio textual sobre a experimentação no contexto do TBA, e por uma introdução ao desenvolvimento da identidade. O objeto
final traduz-se numa compilação destes três elementos, numa análise que é iniciada por um texto conceptual,
terminando na análise gráfica.O presente projeto passa por descobrir e entender o processo da identidade, através de uma aproximação conceptual e metodológica, aplicada a um dos suportes utilizados, o cartaz.
Description
Keywords
Design de Comunicação Teatro Identidade Cartaz Análise Mapping