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Efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em jovens de desporto escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Paula | |
dc.contributor.author | Lopes, David | |
dc.date.accessioned | 2022-09-07T16:13:34Z | |
dc.date.available | 2022-09-07T16:13:34Z | |
dc.date.issued | 2022-02-10 | |
dc.description.abstract | O presente documento é pessoal e intransmissível e contém o relato refletido da caminhada realizada por um estudante-estagiário ao longo de um ano letivo de prática de ensino supervisionada. Este trabalho foi realizado no âmbito do mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele serão analisados crítica e detalhadamente as quatro áreas compõem o estágio pedagógico: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. No seguimento desta área, o presente estudo foca-se em analisar o efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em praticantes de futsal de Desporto Escolar e não praticantes. A amostra foi constituída por 20 alunos, do sexo masculino, de uma escola do concelho de Santa Maria da Feira, 12 alunos praticantes de futsal do Desporto Escolar (2 grupos experimentais: 1 grupo DE e 2 grupo DE+FED) e 8 alunos não praticantes (grupo controlo), com idades compreendidas entre os 16 e os 17 anos (16,35 ± 0,49 anos) de uma Escola Básica da região de Santa Maria da Feira. O instrumento utilizado foi um protocolo de coordenação óculo-pedal desenvolvido por Rebelo-Gonçalves et al. (2020), adaptado do eye-hand coordination test (Faber et al, 2014). Os resultados do teste de Kruskal-Wallis revelou que os grupos diferiram estatisticamente entre si. Em ambas as sessões (1ª e 7ª), com ambas as bolas, foi observado um desempenho mais elevado no grupo experimental DE + FED, como se seria expectável devido à experiência na modalidade. Conclui-se que a execução do protocolo resultou em melhorias estatisticamente significativas, por consequente um aumento da capacidade coordenativa óculo-pedal com a bola de futsal. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203048121 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41760 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Futsal | pt_PT |
dc.subject | Estágio | pt_PT |
dc.subject | Desporto escolar | pt_PT |
dc.subject | Coordenação óculo-pedal | pt_PT |
dc.title | Efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em jovens de desporto escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |