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- A influência das diversidades parentais no desenvolvimento da criançaPublication . Ribeiro, Marina; Gonçalves, Ana CristinaA família é a base de todo o indivíduo, e com ela formam-se as primeiras aprendizagens molda-se o caráter do ser humano; é a presença da família que modifica a criança, e o afeto e apoio familiar trazem benefícios ao desenvolvimento cognitivo logo na infância. Cada criança participa da vida do seu grupo cultural através da família, dos pares e daqueles que lhe estão mais próximos, estabelecendo uma dialética entre o eu, o nós, o outro e os outros a partir da qual constrói e redefine a sua ação quotidiana. Qualquer que seja a caraterística familiar, os membros do agregado são a referência para o desenvolvimento da criança, assim como das metas a estabelecer ao longo do seu crescimento. É fundamental que a criança encontre estabilidade na família, cuidados básicos e afetos que lhe permita crescer com as competências sociais e emocionais bem definidas, desta forma os vínculos a criar posteriormente com outras crianças e adultos são facilitados. O presente relatório pretende mostrar a importância da família para o desenvolvimento do ser humano, mais especificamente para o bem-estar das crianças. Após a pesquisa teórica e através do método de investigação quantitativa foram elaborados inquéritos por questionário online a profissionais de educação que ajudaram a compreender e construir as respostas às questões de partida desta investigação.
- Acolhimento residencial: construção e execução do projeto de promoção e proteçãoPublication . Neves Fernandes, Berto Rafael
- Efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em jovens de desporto escolarPublication . Lopes, David; Rodrigues, PaulaO presente documento é pessoal e intransmissível e contém o relato refletido da caminhada realizada por um estudante-estagiário ao longo de um ano letivo de prática de ensino supervisionada. Este trabalho foi realizado no âmbito do mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele serão analisados crítica e detalhadamente as quatro áreas compõem o estágio pedagógico: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. No seguimento desta área, o presente estudo foca-se em analisar o efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em praticantes de futsal de Desporto Escolar e não praticantes. A amostra foi constituída por 20 alunos, do sexo masculino, de uma escola do concelho de Santa Maria da Feira, 12 alunos praticantes de futsal do Desporto Escolar (2 grupos experimentais: 1 grupo DE e 2 grupo DE+FED) e 8 alunos não praticantes (grupo controlo), com idades compreendidas entre os 16 e os 17 anos (16,35 ± 0,49 anos) de uma Escola Básica da região de Santa Maria da Feira. O instrumento utilizado foi um protocolo de coordenação óculo-pedal desenvolvido por Rebelo-Gonçalves et al. (2020), adaptado do eye-hand coordination test (Faber et al, 2014). Os resultados do teste de Kruskal-Wallis revelou que os grupos diferiram estatisticamente entre si. Em ambas as sessões (1ª e 7ª), com ambas as bolas, foi observado um desempenho mais elevado no grupo experimental DE + FED, como se seria expectável devido à experiência na modalidade. Conclui-se que a execução do protocolo resultou em melhorias estatisticamente significativas, por consequente um aumento da capacidade coordenativa óculo-pedal com a bola de futsal.
- Motivação para as modalidades aquáticas no desporto escolar em função do género e da idadePublication . Alcobia, Pedro; Vieira, FernandoO Estágio Profissional inserido no 2.º ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget de Almada, dá a oportunidade aos alunos estagiários de aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos vários anos de formação no ensino de Educação Física em prática. Este documento intitula-se de Relatório Final de Estágio e pretende descrever todo o processo realizado ao longo deste ano letivo (2020/2021). O relatório divide-se em quatro dimensões, designadamente, (i) a Dimensão Profissional Social e Ética que elucida os objetivos principais de um professor de Educação Física durante as aulas e na instituição, (ii) a Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem que tem como foco as várias tarefas realizadas; o planeamento, ensino e avaliação onde estão referidas as dificuldades encontradas, pontos positivos e formas / táticas de resolução aos problemas surgidos, (iii) a Dimensão de Participação na Escola em Relação com a Comunidade que descreve todo o trabalho realizado por mim no âmbito do Desporto Escolar, e por fim, (iv) a Dimensão de Desenvolvimento ao Longo da Vida que tem como objetivo realizar um estudo científico em formato de artigo com o tema “Motivação para modalidades aquáticas no Desporto Escolar em função do género e idade”.
- Crianças e Jovens portadores de doença intelectual em acolhimento residencial: quais os contributos da autodeterminação na definição do seu projeto de vidaPublication . Gomes Cabral, Vânia Filipa; Casal, João
- "Plano individual de Intervenção Precoce - a partir do modelo ecológico de Bronfenbrenner"Publication . Mendes, Ana; Coelhoso, Filipa