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Abstract(s)
O presente documento é pessoal e intransmissível e contém o relato refletido da
caminhada realizada por um estudante-estagiário ao longo de um ano letivo de prática de
ensino supervisionada. Este trabalho foi realizado no âmbito do mestrado de Ensino da
Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele serão analisados crítica e
detalhadamente as quatro áreas compõem o estágio pedagógico: Área I – Profissional,
Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III –
Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento
Profissional. No seguimento desta área, o presente estudo foca-se em analisar o efeito de
um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em praticantes de futsal de
Desporto Escolar e não praticantes. A amostra foi constituída por 20 alunos, do sexo
masculino, de uma escola do concelho de Santa Maria da Feira, 12 alunos praticantes de
futsal do Desporto Escolar (2 grupos experimentais: 1 grupo DE e 2 grupo DE+FED) e 8
alunos não praticantes (grupo controlo), com idades compreendidas entre os 16 e os 17
anos (16,35 ± 0,49 anos) de uma Escola Básica da região de Santa Maria da Feira. O
instrumento utilizado foi um protocolo de coordenação óculo-pedal desenvolvido por
Rebelo-Gonçalves et al. (2020), adaptado do eye-hand coordination test (Faber et al,
2014). Os resultados do teste de Kruskal-Wallis revelou que os grupos diferiram
estatisticamente entre si. Em ambas as sessões (1ª e 7ª), com ambas as bolas, foi
observado um desempenho mais elevado no grupo experimental DE + FED, como se
seria expectável devido à experiência na modalidade. Conclui-se que a execução do
protocolo resultou em melhorias estatisticamente significativas, por consequente um
aumento da capacidade coordenativa óculo-pedal com a bola de futsal.
Description
Keywords
Educação física Futsal Estágio Desporto escolar Coordenação óculo-pedal