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Abstract(s)
A Avaliação é considerada por muitos autores um processo cujo contributo é necessário para o crescimento e melhoria das organizações. Nas escolas, para que esta melhoria seja viável, é importante que a gestão de topo e intermédia tenham ideias claras e concordantes sobre os vários conceitos de avaliação. Esta dissertação teve como principal objetivo identificar a perceção que a gestão de topo do agrupamento do nosso estudo tem da Avaliação Externa e da Auto Avaliação e a perceção da gestão intermédia sobre a Auto Avaliação. Para atingir os objetivos propostos, recorremos à metodologia de estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental e a entrevista. Para tal recorreu-se à construção de grelhas de análise e guiões de entrevista. Como resultados deste estudo podemos dizer que os conceitos de avaliação são entendidos de forma diferente pelos órgãos de gestão de topo e gestão intermédia e que apontam para a existência de um processo de Auto Avaliação, dirigido apenas para a melhoria dos resultados escolares dos alunos e não se verificando a construção de planos de ação. Também verificámos que o relatório da AE demonstra uma visão mais positiva do processo de avaliação do agrupamento do que a que têm os órgãos de gestão do mesmo agrupamento.
Description
Keywords
Auto avaliação Avaliação interna Avaliação externa