Browsing by Issue Date, starting with "2015-02-13"
Results Per Page
Sort Options
- A perceção dos órgãos de gestão sobre a avaliação feita nas unidades de gestão:Publication . Vasconcelos, Sandra; Dores, Maria AugustaA Avaliação é considerada por muitos autores um processo cujo contributo é necessário para o crescimento e melhoria das organizações. Nas escolas, para que esta melhoria seja viável, é importante que a gestão de topo e intermédia tenham ideias claras e concordantes sobre os vários conceitos de avaliação. Esta dissertação teve como principal objetivo identificar a perceção que a gestão de topo do agrupamento do nosso estudo tem da Avaliação Externa e da Auto Avaliação e a perceção da gestão intermédia sobre a Auto Avaliação. Para atingir os objetivos propostos, recorremos à metodologia de estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental e a entrevista. Para tal recorreu-se à construção de grelhas de análise e guiões de entrevista. Como resultados deste estudo podemos dizer que os conceitos de avaliação são entendidos de forma diferente pelos órgãos de gestão de topo e gestão intermédia e que apontam para a existência de um processo de Auto Avaliação, dirigido apenas para a melhoria dos resultados escolares dos alunos e não se verificando a construção de planos de ação. Também verificámos que o relatório da AE demonstra uma visão mais positiva do processo de avaliação do agrupamento do que a que têm os órgãos de gestão do mesmo agrupamento.
- Crenças e atitudes dos adolescentes associadas ao uso de substâncias psicoativas: álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas ilegaisPublication . Costa, Maria Beatriz Mourato de Azeredo; Martins, Maria José D.; Silva, Ana IsabelA adolescência é usualmente marcada por mudanças ao nível do corpo, do pensamento, das atitudes e da vida social que tornam os jovens mais vulneráveis a desenvolver comportamentos irracionais e impulsivos como o consumo de substâncias psicoativas. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo é compreender as crenças e atitudes que motivam os jovens adolescentes a usar substâncias como álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas. Para tal, foi escolhida uma amostra por conveniência entre os estudantes de três escolas pertencentes ao Instituto Politécnico de Portalegre, nomeadamente a Escola Superior de Educação de Portalegre, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre e a Escola Superior de Saúde de Portalegre. A amostra é constituída por 193 estudantes, sendo que a idade dos participantes oscila entre os 18 anos e os 25 anos. Deste modo, foi aplicado o questionário HIT-D&A que permite medir as crenças e atitudes dos jovens, associadas ao uso de substâncias psicoativas como o álcool, o tabaco e outras substâncias psicoativas ilegais. Os resultados evidenciaram que as principais substâncias psicoativas consumidas pelos jovens são o álcool, seguindo-se o tabaco e a marijuana. Outra conclusão é a existência de diferenças significativas entre os dois géneros, sendo que os rapazes apresentam uma média superior face às raparigas de forma estatisticamente significativa. Embora não haja diferenças estatisticamente significativas entre faixas etárias, conclui-se que há mais consumos de substâncias psicoativas entre os jovens mais velhos. No que respeita às médias das três escolas analisadas, estas são superiores na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre. Os resultados também mostraram a existência de uma forte associação entre as três distorções cognitivas (centração no eu, culpar os outros e assumir o piro e minimizar e etiquetar) e os consumos das várias substâncias psicoativas.
- Search for Displaced Supersymmetry in events with an electron and a muon with large impact parametersPublication . CMS collaboration (2141 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Lloret Iglesias, Lara; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, Nuno
A search for new long-lived particles decaying to leptons is presented using proton-proton collisions produced by the LHC at s=8 TeV. Data used for the analysis were collected by the CMS detector and correspond to an integrated luminosity of 19.7 fb-1. Events are selected with an electron and muon with opposite charges that both have transverse impact parameter values between 0.02 and 2 cm. The search has been designed to be sensitive to a wide range of models with nonprompt e-μ final states. Limits are set on the “displaced supersymmetry” model, with pair production of top squarks decaying into an e-μ final state via R-parity-violating interactions. The results are the most restrictive to date on this model, with the most stringent limit being obtained for a top squark lifetime corresponding to cτ=2 cm, excluding masses below 790 GeV at 95% confidence level.
- The LED and fiber based calibration system for the photomultiplier array of SNO+Publication . SNO+ collaboration (22 authors); Seabra, L.; Alves, R.; Andringa, S.; Carvalho, J.; Gurriana, L.; Maio, A.; Maneira, J.A new external LED/fiber light injection calibration system was designed for the calibration and monitoring of the photomultiplier array of the SNO+ experiment at SNOLAB. The goal of the calibration system is to allow an accurate and regular measurement of the photomultiplier array's performance, while minimizing the risk of radioactivity ingress. The choice in SNO+ was to use a set of optical fiber cables to convey into the detector the light pulses produced by external LEDs. The quality control was carried out using a modified test bench that was used in QC of optical fibers for TileCal/ATLAS. The optical fibers were characterized for transmission, timing and angular dispersions. This article describes the setups used for the characterization and quality control of the system based on LEDs and optical fibers and their results.
- O Efeito Âncora na Percepção de Preço - O Impacto dos Produtos Não ComparáveisPublication . Bonito de brito Gandra, Gonçalo Assis; Dias, Álvaro; Paz, CarlosO preço é uma variável do marketing mix que os consumidores têm sempre em consideração no momento de uma decisão de compra. A assunção mais comum é que os consumidores comparam preços entre produtos similares de marcas concorrentes e/ou entre produtos similares dentro da gama de uma marca, usando depois essa informação para, em função de uma relação custo/benefício pessoal, formar a sua decisão de compra. O que este estudo pretende analisar é se esse referencial de preço (i.e. o valor que influencia a decisão de compra) pode ser gerado por produtos não relacionados com a categoria em análise no processo de compra pelo consumidor (e.g. o preço de um sumo engarrafado influenciar a referência de preço de um consumidor que está no processo de compra de molhos), ou seja, se existe um efeito de preço âncora entre categorias não relacionadas de produtos.