Repository logo
 
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada.Competências Sociais em crianças de três anos. As histórias, uma estratégia facilitadora

dc.contributor.advisorJorge, José Reis
dc.contributor.authorSilva, Carla Maria dos Santos
dc.date.accessioned2015-05-29T15:54:52Z
dc.date.available2015-05-29T15:54:52Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende espelhar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado numa sala de jardim-deinfância da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Tendo como título “ Competências sociais em crianças de três anos: As histórias, uma estratégia facilitadora”, o tema do relatório apresentado surge após a observação do contexto de intervenção, onde se constatou, que as crianças que constituíam o grupo apresentavam algumas fragilidades na área da formação pessoal e social, nomeadamente, na partilha, no cumprimento de regras, na resolução de conflitos, no respeito pelo outro. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender as dificuldades sentidas pelo grupo, com base em algumas teorias psicológicas de desenvolvimento. Foram delineadas várias estratégias e situações de aprendizagem com o intuito de sensibilizar e promover no grupo o desenvolvimento dessas competências. As histórias infantis constituíam um fator de motivação para as crianças, desta forma revelaram-se um valioso instrumento para abordar o tema em questão de uma forma transversal às diversas áreas de conteúdo. No decorrer da intervenção e tendo como referencial pedagógico o modelo High/Scope, valorizou-se a ação da criança, acreditando que esta é um elemento ativo no seu processo de aprendizagem, cabendo ao adulto criar um clima de apoio baseado em interações positivas. A intervenção evidenciou uma evolução positiva para o grupo, no entanto considera-se essencial trabalhar esta problemática de forma contínua, pois o desenvolvimento destas competências ocorre de forma gradual.por
dc.identifier.tid201855283
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8819
dc.language.isoporpor
dc.subjectCompetências sociaispor
dc.subjectHistórias infantispor
dc.subjectAprendizagem pela açãopor
dc.subjectÁrea da Formação Pessoal e Socialpor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.titleRelatório final da prática de ensino supervisionada.Competências Sociais em crianças de três anos. As histórias, uma estratégia facilitadorapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré- Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Final da Prática de Ensino Supervisionada .pdf
Size:
10.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: