Publication
Relatório final da prática de ensino supervisionada.Competências Sociais em crianças de três anos. As histórias, uma estratégia facilitadora
| dc.contributor.advisor | Jorge, José Reis | |
| dc.contributor.author | Silva, Carla Maria dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2015-05-29T15:54:52Z | |
| dc.date.available | 2015-05-29T15:54:52Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende espelhar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado numa sala de jardim-deinfância da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Tendo como título “ Competências sociais em crianças de três anos: As histórias, uma estratégia facilitadora”, o tema do relatório apresentado surge após a observação do contexto de intervenção, onde se constatou, que as crianças que constituíam o grupo apresentavam algumas fragilidades na área da formação pessoal e social, nomeadamente, na partilha, no cumprimento de regras, na resolução de conflitos, no respeito pelo outro. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender as dificuldades sentidas pelo grupo, com base em algumas teorias psicológicas de desenvolvimento. Foram delineadas várias estratégias e situações de aprendizagem com o intuito de sensibilizar e promover no grupo o desenvolvimento dessas competências. As histórias infantis constituíam um fator de motivação para as crianças, desta forma revelaram-se um valioso instrumento para abordar o tema em questão de uma forma transversal às diversas áreas de conteúdo. No decorrer da intervenção e tendo como referencial pedagógico o modelo High/Scope, valorizou-se a ação da criança, acreditando que esta é um elemento ativo no seu processo de aprendizagem, cabendo ao adulto criar um clima de apoio baseado em interações positivas. A intervenção evidenciou uma evolução positiva para o grupo, no entanto considera-se essencial trabalhar esta problemática de forma contínua, pois o desenvolvimento destas competências ocorre de forma gradual. | por |
| dc.identifier.tid | 201855283 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/8819 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Competências sociais | por |
| dc.subject | Histórias infantis | por |
| dc.subject | Aprendizagem pela ação | por |
| dc.subject | Área da Formação Pessoal e Social | por |
| dc.subject | Transversalidade | por |
| dc.title | Relatório final da prática de ensino supervisionada.Competências Sociais em crianças de três anos. As histórias, uma estratégia facilitadora | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré- Escolar | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatorio Final da Prática de Ensino Supervisionada .pdf
- Size:
- 10.95 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
