Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada.Competências Sociais em crianças de três anos. As histórias, uma estratégia facilitadora

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende espelhar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado numa sala de jardim-deinfância da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Tendo como título “ Competências sociais em crianças de três anos: As histórias, uma estratégia facilitadora”, o tema do relatório apresentado surge após a observação do contexto de intervenção, onde se constatou, que as crianças que constituíam o grupo apresentavam algumas fragilidades na área da formação pessoal e social, nomeadamente, na partilha, no cumprimento de regras, na resolução de conflitos, no respeito pelo outro. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender as dificuldades sentidas pelo grupo, com base em algumas teorias psicológicas de desenvolvimento. Foram delineadas várias estratégias e situações de aprendizagem com o intuito de sensibilizar e promover no grupo o desenvolvimento dessas competências. As histórias infantis constituíam um fator de motivação para as crianças, desta forma revelaram-se um valioso instrumento para abordar o tema em questão de uma forma transversal às diversas áreas de conteúdo. No decorrer da intervenção e tendo como referencial pedagógico o modelo High/Scope, valorizou-se a ação da criança, acreditando que esta é um elemento ativo no seu processo de aprendizagem, cabendo ao adulto criar um clima de apoio baseado em interações positivas. A intervenção evidenciou uma evolução positiva para o grupo, no entanto considera-se essencial trabalhar esta problemática de forma contínua, pois o desenvolvimento destas competências ocorre de forma gradual.

Description

Keywords

Competências sociais Histórias infantis Aprendizagem pela ação Área da Formação Pessoal e Social Transversalidade

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue