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Abstract(s)
O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende espelhar de uma
forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado numa sala de jardim-deinfância
da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Tendo como título “ Competências sociais em crianças de três anos: As histórias, uma
estratégia facilitadora”, o tema do relatório apresentado surge após a observação do
contexto de intervenção, onde se constatou, que as crianças que constituíam o grupo
apresentavam algumas fragilidades na área da formação pessoal e social, nomeadamente,
na partilha, no cumprimento de regras, na resolução de conflitos, no respeito pelo outro.
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender as dificuldades
sentidas pelo grupo, com base em algumas teorias psicológicas de desenvolvimento. Foram
delineadas várias estratégias e situações de aprendizagem com o intuito de sensibilizar e
promover no grupo o desenvolvimento dessas competências.
As histórias infantis constituíam um fator de motivação para as crianças, desta forma
revelaram-se um valioso instrumento para abordar o tema em questão de uma forma
transversal às diversas áreas de conteúdo.
No decorrer da intervenção e tendo como referencial pedagógico o modelo High/Scope,
valorizou-se a ação da criança, acreditando que esta é um elemento ativo no seu processo
de aprendizagem, cabendo ao adulto criar um clima de apoio baseado em interações
positivas.
A intervenção evidenciou uma evolução positiva para o grupo, no entanto considera-se
essencial trabalhar esta problemática de forma contínua, pois o desenvolvimento destas
competências ocorre de forma gradual.
Description
Keywords
Competências sociais Histórias infantis Aprendizagem pela ação Área da Formação Pessoal e Social Transversalidade
