| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 6.81 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projeto de investigação-ação pretendeu analisar e avaliar as competĂȘncias da leitura e da
escrita num adolescente com Trissomia 21 e baixa visĂŁo, no sentido de promover e melhorar a sua
capacidade de leitura e promover a sua funcionalidade e autonomia. Para o efeito, desenhou-se
uma intervenção centrada no adolescente, que se desenvolveu ao longo de 22 sessÔes, umas
presencias, outras on-line, fruto das contingĂȘncias associadas Ă Pandemia de COVID- 19.
A intervenção baseou-se na metodologia da Psicogénese, leitura de recursos diversos e
criação de narrativas baseadas na escrita criativa/afetiva. No presente projeto, a intervenção
tomou como ponto de partida a famĂlia e as suas preocupaçÔes, e a partir daĂ traçou-se um
planeamento com estratégias alcançåveis dentro da metodologia da psicogénese (Ferreiro, 2007).
à medida que a intervenção progrediu, constatou-se a melhoria da autoestima,
estimulando-se o gosto por aprender do aluno e podemos referir que o aluno, no final da
intervenção, alcançou os objetivos propostos que foram: i) reconhecer o alfabeto e as formas das
letras de mĂĄquina minĂșsculas e maiĂșsculas; ii) codificar e descodificar palavras e textos com letras
de mĂĄquina minĂșscula e maiĂșscula, assim como iii) fazer composiçÔes de forma autĂłnoma.
Description
Keywords
Leitura Escrita Trissomia 21 Psicogénese
