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A opinião de professores de Matemática do 9.º Ano sobre materiais didáticos específicos para apoiar a concretização das alterações programáticas de alunos com necessidades educativas especiais

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Abstract(s)

Esta investigação tem como objetivos: identificar quais os conteúdos que devem ser lecionados utilizando as ferramentas tecnológicas; conhecer quais as propensões dos professores de Matemática relativamente à construção e aplicação de recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem dos alunos com NEE; desenvolver e adaptar recursos que fomentem a autonomia dos alunos com NEE na sala de aula; construir e partilhar recursos didáticos e desenvolver atividades diferenciadoras em contexto de sala de aula. A investigação é de natureza qualitativa, com especial incidência no estudo de caso qualitativo, o estudo de caso. Adota um carácter descritivo e interpretativo. Com a análise dos dados, concluímos que com o uso devido das ferramentas tecnológicas na sala de aula consegue-se efetuar um ensino centrado no aluno, adequando os conteúdos consoante as suas necessidades individuais, de forma a dar resposta à diversidade e às necessidades dos alunos com necessidades educativas especiais. A filosofia da construção/adequação de materiais didáticos específicos foi do agrado geral das professoras. E consideram que a construção de recursos informáticos em particular os interativos, poderá motivar o aluno pois a interatividade irá envolvê-lo na exploração da tarefa e este poderá realizá-la ao seu ritmo. Desta forma as dificuldades poderão ser superadas.
The aims of this research are to: identify the contents that should be taught using technological tools; know what the mathematics teachers’ predilections are regarding the development and application of teaching resources in SEN – Special Educational Needs; develop and adapt resources that nurture the autonomy of pupils with SEN in the classroom, build and share teaching resources and develop differentiating activities in the context of the classroom. The research design for this study is qualitative, focusing on qualitative case study and adopting a descriptive and interpretive approach. One can conclude, with the analysis of the data provided, that with the use of technological tools in the classroom, one can perform a student-centered teaching methodology. It will also allow adapting the contents depending on their individual needs, in order to respond to the diversity and needs of students with SEN. The philosophy behind the creation and/or adaptation of specific teaching resources was broadly welcomed by teachers. Teachers believe that the creation/development of technological resources - particularly interactive ones, could motivate pupils and involve them to explore and resolve tasks at their own pace. Thus, difficulties could be overcome.

Description

Keywords

NEE Matemática Ferramentas Tecnológicas SEN Mathematic technological tools

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