Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
84.7 KB | Adobe PDF | |||
179.28 KB | Adobe PDF | |||
810.05 KB | Adobe PDF | |||
329.37 KB | Adobe PDF | |||
445.67 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio da Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem por base os estágios curriculares realizados nas valências de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O estágio em EPE decorreu no Colégio Planalto, em Lisboa, com um grupo de vinte e duas crianças na faixa etária dos cinco anos, ao longo de duas manhãs por semana durante os dois semestres do ano lectivo 2011/2012. No que se refere a este estágio é apresentada uma caracterização inicial da instituição e do grupo que estiveram na base da construção do plano anual que norteou toda a prática pedagógica ao longo do ano. No seguimento de uma dificuldade detectada no estágio, foi feita uma breve investigação sobre estratégias de motivação através da arte no ensino Pré-escolar.
O estágio na valência de 1.º CEB realizou-se no colégio Paula Frassinetti, em Lisboa, com uma turma do 2.º ano do EB, ao longo de quatro manhãs por semana durante o primeiro semestre do ano lectivo 2012/2013. Novamente foi feita uma breve contextualização da instituição e do grupo que estiveram na origem da elaboração de um projecto pedagógico que teve por base o desenvolvimento sócio-moral.
Para ambos os estágios foi elaborada uma reflexão final, acerca da forma como se desenrolaram, quais as dificuldades sentidas e sucessos alcançados. Por fim, é feita uma breve conclusão sobre o papel dos estágios na formação inicial de docentes.