Repository logo
 
Publication

A assessoria mediática na comunicação autárquica: o caso da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e os media regionais

dc.contributor.advisorGrilo, Márcia Marat
dc.contributor.authorAlves, Luís Filipe Cardoso
dc.date.accessioned2020-03-05T12:56:04Z
dc.date.available2020-03-05T12:56:04Z
dc.date.issued2020-02-19
dc.description.abstractAs autarquias procuram no jornalismo local e regional aumentar a sua influência junto das populações, pretendendo ter visibilidade junto dos munícipes e destaque na região, minimizando a oposição e as opiniões negativas. Esse trabalho está a cargo dos gabinetes de comunicação e, em particular, da área de assessoria de imprensa, que trabalham para que a autarquia tenha uma boa imagem. Neste relatório de estágio abordamos as temáticas da comunicação autárquica, das relações públicas, da assessoria de imprensa e do jornalismo local e regional. De seguida, descrevemos as atividades que foram desenvolvidas num período de estágio realizado no Gabinete de Comunicação e Promoção Turística da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. A nível metodológico, foram também realizadas entrevistas semi-diretivas, que exploram quer as perspetivas da autarquia e do respetivo gabinete de comunicação, quer as de jornalistas, tendo sido ainda efetuada uma análise de conteúdo relativa a algumas notas de imprensa enviadas pelo gabinete e a notícias produzidas pela imprensa local e regional, a partir daquelas, de forma a procurar perceber em que medida a assessoria de imprensa representa uma mais-valia para o jornalismo local e regional e a tentar avaliar “o peso” das notas na produção jornalística.pt_PT
dc.description.abstractThe autarchies look for their influence on populations in local and regional journalism, wanting to have visibility among the residents and featured in the region, nullifying all the opposition and negative opinions. That work is done by the press officers and the communication bureaus that work so that the autarchy has a good image. The intern ship report we approached the thematic of municipal communication the public relations, the press office, and the local and regional journalism. We describe all the activities that were performed in an internship period on the Communication and Tourism Promotion Bureau in the City Hall of Proença-a-Nova. At the methodological level were performed semi-directives interviews that explore both the perspectives of the local autarchy and its communication bureau, as well as from the journalists, having been made an analysis to the content of some press releases, made by the communication bureau and news produced by the local and regional press, from those, in order to know in what way the press office represents an asset to the local and regional journalism and trying to evaluate “the weight” of the journalistic production notes.pt_PT
dc.identifier.tid202449130pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31634
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação autárquicapt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectAssessoria de imprensapt_PT
dc.subjectJornalismo local e regionalpt_PT
dc.subjectCâmara Municipal de Proença-a-Novapt_PT
dc.subjectAutarchy communicationpt_PT
dc.subjectPublic relationspt_PT
dc.subjectPress officept_PT
dc.subjectLocal and regional journalismpt_PT
dc.subjectCity Hall of Proença-a-Novapt_PT
dc.titleA assessoria mediática na comunicação autárquica: o caso da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e os media regionaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Média e Sociedadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATORIO_FINAL_LUÍSFILIPEALVES.pdf
Size:
3.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: