Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-19"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação e gestão de risco na produção de refeições aptas para intolerâncias. Caso de estudo: unidades para produção de refeições sem glútenPublication . Catarina Neto Pinto Afonso; Brandão, Carlos Santiago; Guerra, ManuelaA prevalência das alergias e intolerâncias alimentares tem vindo a aumentar com o passar dos anos, constituindo um problema de saúde publica na nossa sociedade derivada da inexistência de uma cura para este tipo de patologias. A única forma de controlar reações adversas é a evicção do alimento em questão. O facto de certas substâncias poderem causar este tipo de reações em certos indivíduos pode impactar a sua qualidade de vida tornando se assim alvo de preocupação em todo o mundo. Em estabelecimentos de restauração a probabilidade de ocorrência de contaminação cruzada por alergénios é elevada sendo difícil assegurar que a rotulagem do produto é adequada, podendo induzir o consumidor em erro. Com o objetivo de servir refeições seguras ao consumidor foi realizada uma avaliação de risco, avaliando as condições estruturais, os pré-requisitos na unidade de produção, os conhecimentos dos colaboradores referente a boas práticas e alergénios alimentares, a qualidade microbiológica do ar e a eficácia da higienização das superfícies e alergénios alimentares. A avaliação de pré-requisitos respeitantes ao estado de conservação dos equipamentos de confeção, bancadas e utensílios evidenciou uma taxa de conformidade de apenas 30%. Existia a possibilidade de potenciais contaminações cruzadas em 20% das unidades por contatos indevidos de alimentos com os utensílios, superfícies e manipulações dos colaboradores. Apesar de todos os colaboradores apresentarem registos de formação, a mesma, não abrangia na sua maioria a temática dos alergénios alimentares. Na avaliação do conhecimento dos colaboradores (n=50), as principais lacunas identificadas foram relativas à identificação dos alergénios e à forma de eliminação dos mesmos, sendo possivel concluir que existem ainda muitas dúvidas que advêm do facto de apenas 28% dos inquiridos possuir uma formação em alergénios alimentares. Os resultados obtidos para a validação da qualidade do ar e higienização das superfícies, revelam globalmente, que 73% das amostras foram satisfatórias. De acordo com os dados recolhidos a generalidade apresenta falhas nos processos de higienização, falta de formação por parte dos manipuladores, existindo também a necessidade de incidir na reabilitação de equipamentos e aumento da periodicidade da manutenção preventiva. Com base nas avaliações realizadas foram propostas sugestões e oportunidades de melhoria, tendo em conta o objetivo de implementação de um plano de controlo de alergénios.
- Os efeitos do uso compulsivo e da ansiedade no envolvimento nas redes sociaisPublication . Cruz, Sandra Cristina de Almeida Marques da; Santo, Pedro Manuel EspíritoCom o aparecimento das redes sociais e as novas técnicas de marketing a forma de viver online modificou. O utilizador já não precisa de procurar informação, esta aparece vinda do nada. Esta nova era também veio alterar o comportamento do consumidor, levando-o a ser mais presente, mais participativo, mais opinativo, como tal mais influenciador. Cada vez mais as pessoas se envolvem nas redes sociais, expondo-se cada vez mais, interagindo cada vez mais, pois a sua forma interativa, cativa o utilizador, tornando-os, muitas vezes, utilizadores compulsivos, com necessidade de serem aceites pelos outros utilizadores, fazerem parte das suas vidas, de criarem novas amizades. Os dispositivos móveis contribuem para o aumento deste fenómeno, pois permitem que as pessoas estejam ligadas a este mundo virtual vinte e quatro horas por dia. Porém a enorme quantidade de informação que chega ao utilizador, pode ter o efeito contrário ao pretendido, pois da informação recebida, para além daquela que o utilizador tem interesse, também recebe informação que não é do seu interesse, sobrecarregando-o com informação. Como consequência há todo um comportamento provocado no utilizador das redes sociais que vai influenciar também a forma como a publicidade é vista e sentida por ele. Este trabalho de natureza causal seguiu uma metodologia quantitativa de características transversais, para o qual se recolheram dados de uma amostra composta por 208 indivíduos, a fim de estimar um modelo proposta através do método de mínimos quadrados parciais (PLS). A finalidade deste trabalho é perceber de que forma as redes sociais influenciam o utilizador e como o utilizador vê a publicidade e qual será o comportamento do consumidor face à publicidade nas redes sociais, para que as empresas direcionem a publicidade de forma mais eficiente. Este estudo encontrou uma relação e efeitos significativos entre o uso compulsivo, a fadiga e a ansiedade no uso das redes sociais.
- Desafios do TER no Alto AlentejoPublication . Moraes, Pedro Vaz Freire Bello
- A assessoria mediática na comunicação autárquica: o caso da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e os media regionaisPublication . Alves, Luís Filipe Cardoso; Grilo, Márcia MaratAs autarquias procuram no jornalismo local e regional aumentar a sua influência junto das populações, pretendendo ter visibilidade junto dos munícipes e destaque na região, minimizando a oposição e as opiniões negativas. Esse trabalho está a cargo dos gabinetes de comunicação e, em particular, da área de assessoria de imprensa, que trabalham para que a autarquia tenha uma boa imagem. Neste relatório de estágio abordamos as temáticas da comunicação autárquica, das relações públicas, da assessoria de imprensa e do jornalismo local e regional. De seguida, descrevemos as atividades que foram desenvolvidas num período de estágio realizado no Gabinete de Comunicação e Promoção Turística da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. A nível metodológico, foram também realizadas entrevistas semi-diretivas, que exploram quer as perspetivas da autarquia e do respetivo gabinete de comunicação, quer as de jornalistas, tendo sido ainda efetuada uma análise de conteúdo relativa a algumas notas de imprensa enviadas pelo gabinete e a notícias produzidas pela imprensa local e regional, a partir daquelas, de forma a procurar perceber em que medida a assessoria de imprensa representa uma mais-valia para o jornalismo local e regional e a tentar avaliar “o peso” das notas na produção jornalística.
- Manutenção hospitalar em eletromedicina : estágio na ATM-Hospital CUF DescobertasPublication . Ribeiro, Alfredo Rafael Carrão; Lopes, Fernando José Pimentel; Silva, Marco José daNeste relatório é descrito um Estágio Curricular no âmbito do Mestrado em Instrumentação Biomédica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), na área da manutenção hospitalar em eletromedicina, realizado na empresa ATM-Manutenção Total, entre janeiro e junho de 2019, no Hospital CUF Descobertas em Lisboa. Um hospital só pode oferecer um bom desempenho se os equipamentos utilizados nas várias atividades realizadas se encontrarem em perfeito estado de funcionamento. Um hospital ou clínica precisa de uma equipa de médicos e enfermeiros eficiente e qualificada. Porém, se a equipa não tiver o suporte de equipamentos de qualidade e em bom estado de funcionamento, todo o trabalho a ser realizado pode ser comprometido, sendo da maior importância a manutenção do equipamento hospitalar. Não basta realizar uma manutenção do equipamento, de forma corretiva, apenas quando este avaria ou tem um funcionamento deficiente. A necessidade de uma procura ativa de segurança obriga a que não se corram riscos desnecessários. Afinal, se um equipamento falha, pode ter consequências no tratamento de um paciente podendo colocar a sua vida em risco. A manutenção preventiva tem um compromisso com a segurança, a fiabilidade e o bom funcionamento dos equipamentos hospitalares. No decorrer do estágio, para além de atividades de manutenção preventiva e corretiva, foram também realizadas atividades relacionadas com a gestão do inventário hospitalar, processos administrativos de aquisição de componentes e pedidos de orçamentação. Neste relatório é feito um enquadramento tecnológico dos principais tipos de equipamentos estudados e objeto de manutenção durante o estágio. Os principais equipamentos intervencionados tanto em manutenção preventiva como corretiva foram equipamentos cirúrgicos, sistemas de imagem funcional intraoperatória, ventiladores, bombas e seringas de infusão volumétrica, equipamentos de monitorização, equipamentos de esterilização, máquinas de lavar endoscópios e colonoscópios, ecógrafos, equipamentos de oftalmologia, desfibrilhadores e acessórios inerentes ao funcionamento destes equipamentos. Todo o trabalho foi realizado em ambiente hospitalar, pelo que foi muito gratificante quer a nível académico e profissional quer a nível pessoal, ter tido a oportunidade de interagir diretamente com a Classe Médica, Enfermeiros, Técnicos e vários Engenheiros representantes de marcas internacionais de equipamento hospitalar. No decorrer do estágio existiu liberdade para o estudo e realização supervisionada das várias ações de manutenção e outras tarefas integradas na organização interna global do hospital, incluindo várias reparações, permitindo assim crescer a nível profissional com autoconfiança e a correspondente preparação para a vida profissional futura.
- Peri-operative management of a pregnant patient with hereditary angioedema submitted to a cesarean-section: case reportPublication . Nunes-Estevens, TM; Serrano, A; Amaro, S; Ribeiro, JHereditary angioedema is an autosomal dominant disorder, presenting as sudden and recurring episodes of variable severity of subcutaneous and mucosa edema that may occur spontaneously or in response to triggers. There are three knwon types of hereditary angioedema. The disorder is caused by decrease in the plasma level or change in the functional capacity of C1 inhibitor, with increase in bradykinin and in vascular permeability, and consequent edema. Several measures are required in the perioperative period in order to avoid an acute attack. Prophylaxis should be carried out throughout pregnancy before any surgical procedure, before dental procedures, upon airway handling, on patients with previous episodes of angioedema, and when there are significant changes in volemia. The literature is scarce in regard to the association between hereditary angioedema and pregnancy. We describe a successful case of a pregnant patient with type I hereditary angioedema submitted to a C-section.
- Carotid Sinus Syndrome in a Patient with Head and Neck Cancer: A Case ReportPublication . Toscano, M; Cristina, SJ; Alves, ARSyncope is a common complaint among patients presenting to the emergency department. Its differential diagnosis is broad and its management varies significantly depending on the underlying etiology. This is especially complex in patients with head and neck cancer since it may appear as an initial manifestation of the disease, as a side effect of surgery or radiotherapy, or as an indicator of local recurrence. Carotid sinus syndrome is a rare disease, whose pathophysiology is not yet fully understood. Here, we present the rare case of a 79-year-old male patient with a left cervical lymph node metastasis from an occult primary malignancy, who was admitted due to recurrent syncope. Paroxysms of extreme bradycardia were detected and a definitive dual chamber pacemaker was placed; however, the patient remained symptomatic. Cervical CT-scan revealed incarceration and compression of the left carotid sinus. The patient underwent radiotherapy, with favourable response, and remains asymptomatic to date.