Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.11 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o aparecimento das redes sociais e as novas técnicas de marketing a forma de
viver online modificou. O utilizador já não precisa de procurar informação, esta aparece
vinda do nada. Esta nova era também veio alterar o comportamento do consumidor,
levando-o a ser mais presente, mais participativo, mais opinativo, como tal mais
influenciador. Cada vez mais as pessoas se envolvem nas redes sociais, expondo-se cada
vez mais, interagindo cada vez mais, pois a sua forma interativa, cativa o utilizador,
tornando-os, muitas vezes, utilizadores compulsivos, com necessidade de serem aceites
pelos outros utilizadores, fazerem parte das suas vidas, de criarem novas amizades.
Os dispositivos móveis contribuem para o aumento deste fenómeno, pois permitem
que as pessoas estejam ligadas a este mundo virtual vinte e quatro horas por dia. Porém a
enorme quantidade de informação que chega ao utilizador, pode ter o efeito contrário ao
pretendido, pois da informação recebida, para além daquela que o utilizador tem interesse,
também recebe informação que não é do seu interesse, sobrecarregando-o com
informação. Como consequência há todo um comportamento provocado no utilizador das
redes sociais que vai influenciar também a forma como a publicidade é vista e sentida por
ele.
Este trabalho de natureza causal seguiu uma metodologia quantitativa de
características transversais, para o qual se recolheram dados de uma amostra composta
por 208 indivíduos, a fim de estimar um modelo proposta através do método de mínimos
quadrados parciais (PLS).
A finalidade deste trabalho é perceber de que forma as redes sociais influenciam o
utilizador e como o utilizador vê a publicidade e qual será o comportamento do
consumidor face à publicidade nas redes sociais, para que as empresas direcionem a
publicidade de forma mais eficiente.
Este estudo encontrou uma relação e efeitos significativos entre o uso compulsivo,
a fadiga e a ansiedade no uso das redes sociais.
Description
Keywords
Uso compulsivo; Fadiga; Relevância; Ansiedade; Envolvimento e comportamento.