Repository logo
 
Publication

Resiliência, saúde e bem-estar em estudantes do ensino superior português

dc.contributor.advisorFrias, Ana Carolina Morgado Ferreira
dc.contributor.authorPiccoli, Denise Nemoto
dc.date.accessioned2022-10-27T09:48:43Z
dc.date.available2022-10-27T09:48:43Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA resiliência é um conceito em desenvolvimento com forte ligação à saúde e bem-estar, cada vez mais investigado em diferentes contextos, como o da educação. Numa altura de Pandemia por Covid-19, implicada num contexto também novo e com novas exigências, adaptações, restrições e desafios quer a nível pessoal, familiar e/ou social, desenvolveu-se este projeto descritivo de índole qualitativa, com uma seleção não probabilística e intencional, de 11 estudantes do 1º ano do curso de Gerontologia Social, com o principal objetivo de conceber, implementar e avaliar um projeto de educação para a saúde em resiliência, saúde e bem-estar com estudantes universitários/as da Cidade de Coimbra. Teve como objetivos específicos: i)Conhecer a perceção dos/as Estudantes participantes no estudo sobre o conceito de resiliência; ii) Implementar sete sessões educativas sobre resiliência, saúde e bem-estar no grupo de participantes em estudo; iii) Compreender quais os principais fatores que os/as estudantes consideram ser promotores da sua resiliência, bem-estar e saúde; iv) Avaliar a evolução das perceções apresentadas pelos/as estudantes relativamente ao conceito de resiliência e sua relação com a sua saúde e bem-estar após a intervenção educativa implementada. Com recurso à aplicação de um questionário sociodemográfico e uma entrevista (antes e após a intervenção), foi possível compreender uma evolução de perceções sobre a essência da pessoa resiliente, bem como de fatores que consideram ser promotores da manutenção da sua resiliência, nos quais o estudo assume destaque, bem como adotar novas posturas perante as situações adversas. Ainda que inicialmente tenham identificado fatores que dificultaram a adaptação ao ensino superior, como as aulas online na sequência da pandemia, entre outras, após o projeto as participantes sublinham a necessidade de se manterem resilientes e de participarem no seu próprio processo de desenvolvimento pessoal. A necessidade de realização pessoal, profissional e de ser feliz, mostra ser relevante para as participantes no decorrer das intervenções educativas. Projetos desta natureza podem ajudar a clarificar a perceção sobre resiliência, saúde e bem-estar, de estudantes que se confrontem com diferentes desafios no ensino superior, particularmente numa era de pandemia.pt_PT
dc.identifier.tid203084888pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42063
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectEstudantes do Ensino Superiorpt_PT
dc.subjectPromoção da Saúdept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.titleResiliência, saúde e bem-estar em estudantes do ensino superior portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação para a Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DENISE_PICCOLI.pdf
Size:
3.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: