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Resiliência, saúde e bem-estar em estudantes do ensino superior português
| dc.contributor.advisor | Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira | |
| dc.contributor.author | Piccoli, Denise Nemoto | |
| dc.date.accessioned | 2022-10-27T09:48:43Z | |
| dc.date.available | 2022-10-27T09:48:43Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.description.abstract | A resiliência é um conceito em desenvolvimento com forte ligação à saúde e bem-estar, cada vez mais investigado em diferentes contextos, como o da educação. Numa altura de Pandemia por Covid-19, implicada num contexto também novo e com novas exigências, adaptações, restrições e desafios quer a nível pessoal, familiar e/ou social, desenvolveu-se este projeto descritivo de índole qualitativa, com uma seleção não probabilística e intencional, de 11 estudantes do 1º ano do curso de Gerontologia Social, com o principal objetivo de conceber, implementar e avaliar um projeto de educação para a saúde em resiliência, saúde e bem-estar com estudantes universitários/as da Cidade de Coimbra. Teve como objetivos específicos: i)Conhecer a perceção dos/as Estudantes participantes no estudo sobre o conceito de resiliência; ii) Implementar sete sessões educativas sobre resiliência, saúde e bem-estar no grupo de participantes em estudo; iii) Compreender quais os principais fatores que os/as estudantes consideram ser promotores da sua resiliência, bem-estar e saúde; iv) Avaliar a evolução das perceções apresentadas pelos/as estudantes relativamente ao conceito de resiliência e sua relação com a sua saúde e bem-estar após a intervenção educativa implementada. Com recurso à aplicação de um questionário sociodemográfico e uma entrevista (antes e após a intervenção), foi possível compreender uma evolução de perceções sobre a essência da pessoa resiliente, bem como de fatores que consideram ser promotores da manutenção da sua resiliência, nos quais o estudo assume destaque, bem como adotar novas posturas perante as situações adversas. Ainda que inicialmente tenham identificado fatores que dificultaram a adaptação ao ensino superior, como as aulas online na sequência da pandemia, entre outras, após o projeto as participantes sublinham a necessidade de se manterem resilientes e de participarem no seu próprio processo de desenvolvimento pessoal. A necessidade de realização pessoal, profissional e de ser feliz, mostra ser relevante para as participantes no decorrer das intervenções educativas. Projetos desta natureza podem ajudar a clarificar a perceção sobre resiliência, saúde e bem-estar, de estudantes que se confrontem com diferentes desafios no ensino superior, particularmente numa era de pandemia. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203084888 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42063 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Resiliência | pt_PT |
| dc.subject | Estudantes do Ensino Superior | pt_PT |
| dc.subject | Promoção da Saúde | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Covid-19 | pt_PT |
| dc.title | Resiliência, saúde e bem-estar em estudantes do ensino superior português | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação para a Saúde | pt_PT |
