Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Resiliência, saúde e bem-estar em estudantes do ensino superior português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DENISE_PICCOLI.pdf3.34 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A resiliência é um conceito em desenvolvimento com forte ligação à saúde e bem-estar, cada vez mais investigado em diferentes contextos, como o da educação. Numa altura de Pandemia por Covid-19, implicada num contexto também novo e com novas exigências, adaptações, restrições e desafios quer a nível pessoal, familiar e/ou social, desenvolveu-se este projeto descritivo de índole qualitativa, com uma seleção não probabilística e intencional, de 11 estudantes do 1º ano do curso de Gerontologia Social, com o principal objetivo de conceber, implementar e avaliar um projeto de educação para a saúde em resiliência, saúde e bem-estar com estudantes universitários/as da Cidade de Coimbra. Teve como objetivos específicos: i)Conhecer a perceção dos/as Estudantes participantes no estudo sobre o conceito de resiliência; ii) Implementar sete sessões educativas sobre resiliência, saúde e bem-estar no grupo de participantes em estudo; iii) Compreender quais os principais fatores que os/as estudantes consideram ser promotores da sua resiliência, bem-estar e saúde; iv) Avaliar a evolução das perceções apresentadas pelos/as estudantes relativamente ao conceito de resiliência e sua relação com a sua saúde e bem-estar após a intervenção educativa implementada. Com recurso à aplicação de um questionário sociodemográfico e uma entrevista (antes e após a intervenção), foi possível compreender uma evolução de perceções sobre a essência da pessoa resiliente, bem como de fatores que consideram ser promotores da manutenção da sua resiliência, nos quais o estudo assume destaque, bem como adotar novas posturas perante as situações adversas. Ainda que inicialmente tenham identificado fatores que dificultaram a adaptação ao ensino superior, como as aulas online na sequência da pandemia, entre outras, após o projeto as participantes sublinham a necessidade de se manterem resilientes e de participarem no seu próprio processo de desenvolvimento pessoal. A necessidade de realização pessoal, profissional e de ser feliz, mostra ser relevante para as participantes no decorrer das intervenções educativas. Projetos desta natureza podem ajudar a clarificar a perceção sobre resiliência, saúde e bem-estar, de estudantes que se confrontem com diferentes desafios no ensino superior, particularmente numa era de pandemia.

Description

Keywords

Resiliência Estudantes do Ensino Superior Promoção da Saúde Educação Covid-19

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue