Repository logo
 
Publication

A utilização da plataformaMoodle pelos docentes da EscolaProfissional Gustave EiffelUma proposta de utilização eficiente

dc.contributor.advisorJorge, José Reis
dc.contributor.advisorBrás, Pedro
dc.contributor.authorElias, Ana Isabel Inácio
dc.date.accessioned2018-03-07T13:01:40Z
dc.date.available2018-12-31T01:30:08Z
dc.date.issued2017-09-12
dc.description.abstractO presente estudo insere-se no âmbito do Mestrado em Administração Educacional do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa), tendo como objeto de estudo a utilização do sistema de gestão de aprendizagem (SGA), a plataforma Moodle - a caracterização da sua utilização, por parte dos docentes - nos polos da Escola Profissional Gustave Eiffel - Amadora Sede, Amadora e Lisboa Lumiar. O estudo pretende fazer uma análise das potencialidades da plataforma que os docentes identificam e usam, da tecnologia disponível na escola como facilitadora deste processo e das razões apontadas para a sua não utilização ou utilização menos frequente. Foram analisados os dados académicos e profissionais dos docentes; as características das salas de formação - em termos de equipamento tecnológico disponível; os conhecimentos relativos à plataforma Moodle; conhecimentos de edição eletrónica, multimédia e de formação Moodle e os fatores que influenciarão uma alteração da forma de utilizar a plataforma. Foi assumida uma abordagem metodológica, quantitativa de recolha e análise dos dados, tendo envolvido os professores dos polos referidos, aos quais foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que mais de 90% dos docentes conhece a plataforma Moodle, mas apenas 33% fazem uso da mesma. Como causas mais evidentes desta utilização, referem o tempo disponível, a falta de formação e os recursos nas salas que deveriam ser mais presentes e de melhor qualidade. O seu uso principal é como repositório de ficheiros, no entanto os docentes reconhecem várias das opções e atividades que podem realizar na plataformapt_PT
dc.description.abstractThe present study is part of the Master's Degree in Educational Administration of the Higher Institute of Education and Sciences (ISEC), whose object is to study the use of the learning management system (SGA), the Moodle platform - the characterization of its use , by the teachers - at the educational establishments of the Gustave Eiffel Professional School - Amadora Sede, Amadora and Lisboa Lumiar. The study intends to make an analysis of the potentialities of the platform that the teachers identify and use, of the technology available in the school as facilitator of this process and of the reasons pointed out for its non use or less frequent use. The academic and professional data of the teachers were analyzed; the characteristics of training rooms - in terms of available technological equipment; the knowledge about the Moodle platform; knowledge of electronic edition, multimedia and training Moodle and the factors that will influence a change in the way to use the platform. A methodological, quantitative approach to data collection and analysis was undertaken, involving the teachers of the referred educational establishments, to whom a questionnaire was applied. The results obtained allow us to conclude that more than 90% of teachers know the Moodle platform, but only 33% use it. As more evident causes of this use, they mention the available time, the lack of training and the resources in the rooms that should be more present and of better quality. Its main use is as a repository of files, however the teachers recognize several of the options and activities that they can carry out in the platform.pt_PT
dc.identifier.tid201872390pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21903
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectFormação em TICpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional dosprofessorespt_PT
dc.subjectConteúdos Multimédiapt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectTraining in ICTpt_PT
dc.subjectProfessional development of teacherspt_PT
dc.subjectMultimediaContent.pt_PT
dc.titleA utilização da plataformaMoodle pelos docentes da EscolaProfissional Gustave EiffelUma proposta de utilização eficientept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameCiências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho de Dissertação-28-12-2017_Final.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: