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O impacto da COVID-19 nos créditos dos consumidores em Portugal

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A pandemia COVID- 19 e a crise económica associada veio trazer novos desafios e novas preocupações, designadamente quanto ao crédito ao consumo e o seu incumprimento. Neste sentido, o objetivo central desta investigação prende-se com a análise da evolução do crédito concedido aos consumidores nos vários segmentos (pessoal, automóvel, e cartões de crédito), e em que medida esta crise pandémica está a afetar o incumprimento dos mesmos e as moratórias concedidas pelas entidades bancárias. Para aprofundamento do estudo foi realizado um inquérito por questionário online no qual participaram 281 pessoas. O questionário que incluía questões como: “Possui algum crédito?”, “A pandemia afetou o seu pagamento?” e “Recorreu a moratória de crédito?”. Com este questionário conseguiu-se ter uma perceção sobre o impacto da pandemia na vida dos portugueses, ao nível financeiro. Finalizado o estudo, os resultados do inquérito por questionário apresentados foram os esperados. Os trabalhadores dos setores mais afetados pela pandemia COVID-19 tiveram uma quebra do seu rendimento. 41% dos inquiridos tinha pelo menos um crédito, sendo que a grande maioria (84%) tinha os créditos apenas numa instituição. Apenas 16% dos inquiridos recorreram apresentaram incumprimento do crédito e recorreram a moratórias, principalmente por quebras no rendimento. No que diz respeito aos créditos contraídos pelos clientes, a maior parte está direcionada para o crédito automóvel, habitação e pessoal. Este estudo permitiu concluir que a pandemia COVID-19 veio destabilizar a economia portuguesa, criando um clima de instabilidade económica e financeira no seio de grande parte das famílias portuguesas.

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Covid-19; Crédito ao Consumo; Incumprimento; Moratórias

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