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Abstract(s)
Nos dias de hoje, o Design de Interiores é uma disciplina cada vez mais relevante no mundo da restauração, uma vez que entre os seus objectivos se encontra a valorização espacial, de modo a contribuir para uma melhor experiência do consumidor e consequentemente, aumentar o número de clientes do restaurante em questão. Uma das técnicas possíveis de explorar é o estímulo da experiência sensorial, tendo como
intenção provocar os sentidos do consumidor — visão, olfato, audição, paladar ou tato, com o objetivo de cativá-lo, conquistá-lo para, finalmente, conseguir a venda do produto.
O presente projeto propõe uma reflexão com o interesse de aprofundar a relação entre o carácter construtivo e material de um espaço e o lado sensorial e emocional do ser humano. O nosso principal interesse passa em estudar o desenrolar da experiência sensorial que decorre num determinado ambiente e como é que essa experiência pode ser influenciada pelo designer de interiores.
Procurámos abordar brevemente a evolução da indústria da restauração ao longo dos tempos e focamo-nos na gastromia portuguesa no âmbito do design de interiores. Por fim, concentrámo-nos na discussão de alguns temas do livro "Atmosferas" de Peter Zumthor, de modo a perceber relação que decorre entre todas as características físicas e materiais componentes de um espaço e a percepção humana deles.
Deste modo, usamos a reabilitação do Restaurante Ponte de Pedra para colocar em prática todos os conceitos defendidos.
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Keywords
Design de Interiores Restauração Gastronomia Portuguesa Identidade Experiência